Ícone do site Jornal da Chapada

Bombeiros formam primeira turma de soldados após emancipação

Formatura de 23 soldados do Corpo de Bombeiros no 10º Grupamento de Bombeiros Militares em Simões Filho que contou com a presença de Maurício Barbosa, secretário de segurança pública e André Curvello, secretário de comunicação do governo do estado. Foto Mateus Pereira/GOVBA

foto
Formatura de 23 soldados do Corpo de Bombeiros no 10º Grupamento de Bombeiros Militares em Simões Filho | FOTO: Mateus Pereira/GOVBA |

Vinte e três homens e mulheres que participaram, nos últimos dez meses, do treinamento para oficiais do Corpo de Bombeiros se formaram soldados bombeiros militares, nesta terça-feira (16), em solenidade no 10º Grupamento dos Bombeiros Militares (10º GBM), em Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador. Os soldados receberam o certificado que atesta a preparação teórica e prática.

Esta foi a primeira formatura desde que a corporação foi emancipada da Polícia Militar, em novembro de 2014, por meio de lei sancionada pelo Governo do Estado. A solenidade é um marco importante para a instituição que está se reorganizando, gradativamente, como força auxiliar e reserva do Exército. Familiares dos formandos, além de oficiais do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e outros órgãos do Estado, acompanharam a cerimônia.

O secretário da Segurança Pública, Maurício Barbosa, falou aos formandos sobre o passo importante da turma para a toda a corporação. “O Corpo de Bombeiros recebeu três marcos importantes para a história da instituição e essa formatura é a consolidação disso”. Ele citou a separação administrativa, orçamentária e financeira do Corpo de Bombeiros, o Código de Prevenção de Incêndio, que normatiza e dá ferramentas para o trabalho de forma preventiva, e a taxa de incêndio “que vai custear equipamentos de proteção individual e outros instrumentos para o cumprimento do dever desses bravos”.

Treinamento
Parte importante da preparação aconteceu no Centro de Treinamento e Instrução de Bombeiros, que funciona também no 10º Grupamento. Segundo o comandante do GBM, tenente-coronel Adson Marchesini, os soldados recebem diversos tipos de instruções técnicas para lidar com várias situações de perigo, como salvamento aquático, terrestre, salvamento com emergências médicas, uso de cães farejadores e outros.

“Estamos equipados para preparar bem o nosso pessoal e, quando eles saem daqui para os locais onde irão trabalhar, seja na capital ou no interior do estado, temos a certeza de que a sociedade poderá contar com bombeiros capacitados para atender às demandas e garantir o bem-estar da população”, explicou o tenente-coronel.

Segundo o comandante de Operações do Corpo de Bombeiros, coronel José Nilton Nunes Filho, a tropa ainda possui o diferencial de ter passado por treinamento de campo, além de simulações que ocorreram na Chapada Diamantina, onde o grupo foi submetido a situações reais de perigo.

“É com muito orgulho que a corporação apresenta à sociedade novos soldados, que marcam a emancipação da Polícia Militar e também que foram treinados e testados de maneiras diferentes para atender bem a quem precisa”, afirmou o comandante. Durante a formatura, Maurício Barbosa recebeu o título de padrinho do grupo, o secretário de Comunicação Social, André Curvello, foi homenageado como paraninfo, e o comandante do 10º GBM, o tenente-coronel Adson Marchesini, como amigo da turma.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas