CidadesCuriosidadesMenu PrincipalPolícia

Corpo de Bombeiros Militar da Bahia tem primeiro comandante após emancipação

foto4
Posse do primeiro comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militares da Bahia, Coronel Francisco Luiz Telles de Macedo | FOTO: Jorge Cordeiro/SSP |

O primeiro comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia, o coronel Francisco Luiz Telles de Macedo, tomou posse nesta terça-feira (25), em cerimônia realizada na sede do 10º Grupamento de Bombeiros Militar (GBM), em Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador. A solenidade marca o início do primeiro comando desde a emancipação da Polícia Militar, em novembro de 2014.

Nomeado para o cargo no último dia 14, através de publicação no Diário Ofical do Estado, o coronel afirmou que pretende usar a autonomia dos Bombeiros para melhorar ainda mais o serviço prestado à população. O primeiro comandante-geral falou com emoção sobre a chegada dele ao Corpo de Bombeiros, da trajetória desde o Colégio da Polícia Militar até a academia.

O coronel Francisco Telles homenageou familiares como a mãe, pai, avó, madrinha, esposa e filhos. Ele falou à corporação sobre o trabalho nessa nova etapa. “A palavra de ordem é comprometimento para que cada um dos nossos oficiais possam ajudar na construção de uma sociedade melhor. Desde já, firmo o compromisso de servir com a dedicação e empenho com que venho trabalhando desde o dia em que escolhi cumprir a missão de ser militar”.

Nova gestão
O novo comandante-geral já fala em novos projetos para a corporação, entre eles a integração com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), para que as ambulâncias dos Bombeiros e do serviço móvel não atendam à mesma ocorrência. Ele também afirma ter projetos para reduzir o tempo de atendimento na capital, com a implantação de pontos móveis no bairro de Cajazeiras e outras regiões da cidade. Outra meta é expandir o atendimento já realizado no Polo Industrial de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador.

O comandante ainda falou sobre a expansão do atendimento dos Bombeiros no interior do estado, onde a corporação deve passar a atuar em mais cerca de 50 municípios baianos, além dos 82 que já são atendidos pela corporação.

Inovações legais
O secretário de Segurança Pública do Estado, Maurício Barbosa foi homenageado durante a solenidade, que contou com a presença de outras autoridades . Para o secretário, o momento marca o começo da nova fase de autonomia administrativa, orçamentária e financeira, que vem juntamente com outras inovações legais, como o Código de Prevenção a Incêndios.

“Estamos aqui para saudar e prestigiar todos os 2.300 oficiais que fazem parte do Corpo de Bombeiros e que não poderiam escolher uma data melhor para essa celebração, senão o dia 25 de agosto, quando também se comemora o Dia do Soldado. A dedicação desses profissionais com a vida da sociedade é algo que merece a homenagem”, falou o secretário.

Currículo
Com 42 anos dedicados à PM, e 12 destes ao Corpo de Bombeiros, o coronel Francisco Luiz Telles de Macedo trabalhava como diretor de Planejamento, Orçamento e Gestão da Polícia Militar, antes da nomeação. Acumula experiência como coordenador de ações dos CBM em grandes eventos como o Carnaval de Salvador, além de ser responsável pela implantação do atual modelo de gestão desse tipo. Além disso, em sua trajetória, também já comandou o Grupamento de Bombeiros de Jequié e de Feira de Santana.

Jornal da Chapada

| Bem vindo ao espaço virtual do JORNAL DA CHAPADA |

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios