Pular para a barra de ferramentas
Menu Principal

Crea-BA realiza ações de fiscalização durante as festas juninas

foto1
Fiscalização terá também o formato de FPI, com a participação de diversos órgãos; objetivo é garantir a segurança do público | FOTO: Meramente Ilustrativa/Diga Bahia |

Até o final do mês de Junho, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia (Crea-BA) vai intensificar as ações fiscalizadoras nos locais onde ocorrerão festas juninas. O objetivo será buscar a segurança do público, identificando a participação de profissionais legalmente habilitados das áreas de engenharia na montagem e instalação de equipamentos para os grandes eventos do São João e São Pedro.

Em algumas localidades, a ação terá o formato de FPI – Fiscalização Preventiva Integrada – com a participação de diversos órgãos municipais, estaduais e federais, da mesma forma como ocorre todos os anos durante o Carnaval. Em Santo Antônio de Jesus, por exemplo, a FPI contará com a participação do Crea-BA, Ministério Público, Corpo de Bombeiros, Coelba, Defesa Civil Municipal, Vigilância Sanitária Municipal, Cerest (Saúde do trabalhador) e Secretaria Municipal do Meio Ambiente.

Após as ações, cada órgão, atuando dentro das suas especificidades e atribuições, elabora relatórios das inconformidades identificadas durante a ação de fiscalização conjunta, que serão apresentados ao Ministério Público, que pode determinar a interdição total, parcial ou conceder prazo para correções dos problemas detectados nas estruturas/equipamentos que estão montados/instalados para os eventos.

Segundo o supervisor de Fiscalização das Inspetorias, Uvirley Borges, o trabalho é realizado todos os anos visando garantir que as montagens e instalações tenham profissionais habilitados responsáveis, pois são eventos que reúnem milhares de pessoas. A ação será intensificada nas regiões de Eunápolis, Ribeira do Pombal, Lauro de Freitas, Valença, Cruz das Almas, Santo Antônio de Jesus, Santa Maria da Vitória, Bom Jesus da Lapa, Brumado, Paulo Afonso, Feira de Santana, Luís Eduardo Magalhães, Itabuna, Alagoinhas, Irecê, Conquista, Ilhéus, Juazeiro, Jequié e Seabra, locais onde o Crea-BA possui inspetorias. Em Salvador, as equipes também fiscalizarão os locais onde serão realizados eventos.

Nas visitas, os técnicos do Crea-BA observam atividades como montagem de estruturas metálicas – palcos, camarotes, arquibancadas, tendas, praticáveis, totens, pórticos, toldos, coberturas e stands; sanitários químicos e limpeza pública – coleta, transporte, destinação e tratamento dos resíduos; equipamentos eletromecânicos – grupos geradores, subestações elétricas, sistema de sonorização, sistema de iluminação cênica, painéis elétricos, rede elétrica complementar, iluminação de apoio e emergência, sistema de aterramento, equipamentos de prevenção e combate a incêndio – extintores, hidrantes, brigadistas, shows pirotécnicos, parque de diversões e decoração do evento.

Jornal da Chapada

| Bem vindo ao espaço virtual do JORNAL DA CHAPADA |

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios