CidadesCuriosidadesMenu Principal

Co autor de projeto, Leur Jr. destaca empenho em favor da cultura regional

dep
O deputado enfatizou os critérios da lei aprovada na Assembleia, que determina o percentual de contratação de artistas que expressam a cultura baiana e regional nos eventos culturais, entre eles o São João | FOTO: Reprodução |

O deputado estadual Leur Lomanto Jr. (PMDB), comemorou a aprovação do projeto de lei que destina um percentual mínimo de 60% das contratações para atividades culturais com recursos do Estado para artistas que divulgam a cultura baiana e regional, votação ocorrida nessa noite (16/06), na Assembleia Legislativa da Bahia. Co autor do projeto, Leur Jr. destacou a importância de serem preservadas as características da cultura regional, sendo o forró, por exemplo, uma das marcas da festa de São João. No texto fica determinado que os critérios de contrato daqueles artistas que cantam e expressam essa cultura devem ser priorizados na realização dos shows juninos e do Carnaval. A regra é válida também para os convênios do Estado com as prefeituras.

“Foi uma grande satisfação participar desse esforço de aprovar uma lei que só vai beneficiar a cultura baiana, valorizando artistas que mantém as tradições de nossa terra, como é o forró no São João, a maior festa da Bahia. Assinar esse projeto deu uma sensação de dever cumprido com a nossa expressão cultural, algo que vinha sendo acalentado, principalmente pelos forrozeiros que fizeram campanha em favor da matéria”, disse. Participaram também da matéria, os líderes do governo Zé Neto (PT), da oposição, Sandro Régis (DEM) e o presidente da Comissão de Constituição e Justiça, Joseildo Ramos (PT).

Na lei são consideradas expressões da cultura baiana e regional toda e qualquer manifestação artística consagrada historicamente pelo povo baiano, seja na literatura, culinária e música, a exemplo do samba, samba de roda, cantoria, axé, bumba-meu-boi, frevo, capoeira, afoxé, forró, repente, dentre outras, reconhecidas pela Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb).

Jornal da Chapada

| Bem vindo ao espaço virtual do JORNAL DA CHAPADA |

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios
Pular para a barra de ferramentas