Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Governo da Bahia determina conclusão de obras de escola em Andaraí

foto1
Governador Rui Costa inaugura escola de tempo integral e unidade de saúde em Andaraí | FOTO: Manu Dias |

Em visita à Nova Vista, povoado de Andaraí, na Chapada Diamantina, neste sábado (20), o governador Rui Costa determinou à Secretaria de Educação a publicação de um novo edital para a contratação de uma empreiteira, que será responsável pela conclusão das obras do Colégio Estadual Edgar Silva. A construção da sede da instituição está parada há três anos, por causa da desistência da empresa contratada.

“É uma estrutura muito boa de uma escola nova. O que aconteceu foi que a empreiteira abandonou a obra. Eu pedi a Secretaria de Educação que abra imediatamente nova licitação, e peço ao novo contratado para que a gente consiga inaugurar a escola até dezembro deste ano, para que os jovens tenham uma escola digna para estudar e aprender”, afirmou Rui.

Rui Costa determinou à Secretaria de Educação a publicação de um novo edital para a contratação de uma empreiteira | FOTO: Manu Dias |

A visita do governador às escolas públicas da capital e do interior é um compromisso firmado no início do Governo , que originou o Programa Educar para Transformar – Um Pacto pela Educação, que prevê a melhoria do cenário educacional no estado da Bahia.

Escola de Tempo Integral
Ver o filho estudar e crescer na vida é o sonho de toda mãe. Muitas delas, inclusive, assumem qualquer sacrifício para alcançar este objetivo. No povoado de Nova Vista, a condição financeira, que era um dos obstáculos para o acesso à educação de qualidade, deixou de ser empecilho. Na manhã deste sábado (20), o governador Rui Costa inaugurou a Escola em Tempo Integral Eraldo Tinoco, que deve beneficiar crianças de várias localidades próximas. “Me senti realizado ao entrar nessa escola, pois nesse ano lancei, em parceria com mais de 300 prefeitos, o Pacto pela Educação. Esse é um programa de atenção e amor à educação. É um compromisso assumido para garantir a dignidade dos estudantes em ambiente escolar”, destacou o governador.

Escola de Tempo Integral Eraldo Tinoco | FOTO: Manu Dias |

A instituição é composta por quatro salas de aula, laboratório de informática, um quiosque para as aulas de dança e capoeira, quadra esportiva, biblioteca, refeitório, sala multimídia e área administrativa. Tudo para garantir educação de qualidade em dois turnos. O ensino em tempo integral agradou a dona de casa, Edileuza Soares, mãe de Vitor, de seis anos. “Poder matricular o filho da gente em uma escola como esta é um presente para nós mães. Tudo o que quero é que ele estude, aprenda e cresça como pessoa”, enfatizou.

Para Ana Lúcia Silva, mãe de Antonio Marcos Silva, de quatro anos, o ingresso do filho na escola vai ajudar na hora de fazer as tarefas domésticas. “Eu tenho minhas tarefas domésticas e as vezes acabava tendo que me dividir em duas para dar atenção ao meu fillho. Isso me deixava preocupada. Agora estou feliz porque sei que na escola ele vai receber o cuidado necessário para crescer”, ressaltou Ana Lúcia.

Participaram do evento de inauguração diversas autoridades, como o prefeito de Andaraí, Wilson Cardoso, e o ministro da Defesa e ex-governador da Bahia, Jaques Wagner, que durante sua gestão no estado recebeu o título de cidadão andaraiense. “Eu duvido que exista uma escola particular feita com tanto carinho como esta. Apresenta uma estrutura que vai beneficiar muita gente que precisa. Fico feliz de ver pessoas empenhadas em reforçar a educação aqui na Bahia”, disse Wagner.

A instituição é composta por quatro salas de aula, laboratório de informática, um quiosque para as aulas de dança e capoeira, quadra esportiva, biblioteca, refeitório, sala multimídia e área administrativa | FOTO: Manu Dias |

Quase 90% dos alunos da zona rural estudam no modelo de educação integral, especialmente na educação infantil e no ensino fundamental. “As pessoas aprendem desde cedo o que é dignidade e respeito. Com este modelo, substituímos o tempo ocioso por momentos de aprendizado e oportunidades para as crianças”, ressaltou Ilza Dourado, secretária de Educação de Nova Vista. Ainda em Mocambo, o governador visitou a Escola de Tempo Integral Fernando Gomes de Azevedo, fundada há um ano.

Saúde
Na área da saúde, outra prioridade do Governo do Estado, foi inaugurada, também neste sábado, uma Unidade de Saúde da Família em Mocambo, também povoado de Andaraí. O estabelecimento, que contou com recursos federais e municipais, tem salas de coleta, de vacina, de observação de paciente, além de consultórios, farmácia e salas para odontologia. “Agora tudo vai melhorar. Antes, a gente tinha que se deslocar para Andaraí em busca de atendimento. A situação vai mudar muito com a unidade, vamos ter saúde de qualidade perto de casa”, afirmou a moradora do povoado, Leandra Novaes.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas