Convênio com 113 prefeituras vai garantir alfabetização de mais de 100 mil pessoas

Postado em jul 7 2015 - 11:10am por Jornal da Chapada
topa

Serão destinados cerca de R$ 2,5 milhões para que os municípios conveniados promovam a alimentação dos alfabetizandos, garantindo a permanência desses alunos em sala de aula | FOTO: Ronaldo Silva/AGECOM |

Na semana em que foram reiniciadas as aulas na rede estadual de ensino, o Governo do Estado assina convênios com 113 prefeituras que beneficiam mais de 100 mil pessoas por meio do programa Todos pela Alfabetização, o TOPA. A parceria, que foi divulgada pelo governador Rui Costa no programa Digaí, Governador!, será firmada em solenidade que acontece nesta quinta-feira (9), no auditório da Secretaria da Educação, no Centro Administrativo da Bahia (CAB).

Serão destinados cerca de R$ 2,5 milhões para que os municípios conveniados promovam a alimentação dos alfabetizandos, garantindo a permanência desses alunos em sala de aula. “Nós tivemos até aqui um milhão e duzentos mil baianos e baianas participando, indo para a sala de aula, e nós queremos seguir com esse programa, incentivando que pessoas que não foram alfabetizados possam ingressar no mundo das letras, no universo das letras, e possam com isso estimular que toda a família recoloque e revalorize a educação no primeiro plano, no patamar de absoluta prioridade”, disse o governador na entrevista.

Ainda sobre educação, Rui respondeu à estudante Beatriz Macêdo, uma das líderes de classe do Colégio Estadual Evaristo da Veiga, que perguntou sobre o papel das lideranças na promoção de melhorias para as escolas. “Na impossibilidade de conversar com todos os alunos, nada melhor do que eleger alguns representantes dentro da escola e que a direção da Secretaria (da Educação) possa dialogar de forma mais permanente com esses líderes e, com isso, resolver os problemas e buscar as soluções que cada escola esteja vivenciando”, explicou o governador.

Agenda da semana
No programa, Rui também falou sobre a agenda de trabalho desta semana. Nesta terça, ele entrega mais 932 unidades habitacionais em Feira de Santana, onde também inaugura o serviço de endoscopia digestiva do Centro de Hemorragia Digestiva do Hospital Clériston Andrade.

Na sexta, na cidade de Itacaré, ele inaugura a estrada de Taboquinhas, que vai encurtar a distância de quem segue da BR-101 para as praias da região sul do estado. No sábado, será a vez de Rui entregar o sistema de abastecimento de água na cidade de Itiruçu, “porque água de qualidade é condição absoluta para melhorar a saúde da população”, enfatizou o governador.

Para Rui, a reunião do Comitê Executivo do Pacto Pela Vida, que acontece na quarta-feira, é um dos destaques da agenda desta semana. Desta vez, lideranças religiosas foram convidadas a participar do encontro. O governador explicou que busca o envolvimento desses líderes para além do tema segurança pública.

“Eu estou chamando, convidando todas as religiões para uma corrente do bem para que eles possam nos ajudar, tanto [no Pacto pela Vida, quanto] no Pacto Pela Educação, reforçando dentro de cada religião esse estímulo para a educação”. Ele destacou, ainda, que vai abrir as escolas estaduais e pedir à Secretaria de Educação que prepare um programa onde cada religião possa ter um espaço para se apresentar, “dando absolutamente liberdade para os jovens escolherem ou não a religião”.

Sobre o Autor

| Bem vindo ao espaço virtual do JORNAL DA CHAPADA |

Deixe Uma Resposta

Você deve ser logando em para postar um comentário.