PF desarticula quadrilha que desviou mais de R$ 57 milhões do Fundeb

Postado em jul 13 2015 - 8:55am por Jornal da Chapada
foto1

De acordo com a PF, uma organização criminosa forjava licitações, em conluio com agentes públicos e mediante o pagamento de propina | FOTO: Reprodução |

Nesta segunda-feira (13), a Polícia Federal (PF) na Bahia deflagrou a Operação Águia de Haia, quando serão cumpridos 96 mandados de busca e apreensão e quatro mandados de prisão preventiva na Bahia, Minas Gerais, São Paulo e Distrito Federal. De acordo com a PF, uma organização criminosa forjava licitações, em conluio com agentes públicos mediante o pagamento de propina, e desviava recursos federais do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

Ainda de acordo com a PF, os criminosos vêm atuando desde 2009, pelo menos, tendo iniciado suas atividades no Estado de São Paulo, migrado para Minas Gerais e, em 2010, estabelecido sua base principal de atuação na Bahia. A investigação já verificou a atuação da Organização Criminosa, entre os anos de 2010 a 2014, em dezoito municípios do Estado da Bahia, um em Minas Gerais e um em São Paulo.

Leia também:
Chapada: Polícia Federal faz diligências na região e cumpre mandado de prisão em Ruy Barbosa

Considerando apenas os dezoito municípios baianos, em que já existe prova da atuação da Organização Criminosa, o montante de verbas públicas desviado já atinge a quantia de R$ 57.173.900. A polícia informou ainda que os responsáveis pelas fraudes serão indiciados por crimes licitatórios, corrupção ativa e passiva e formação de quadrilha, entre outros delitos. Participam da referida operação cerca de 450 policiais federais.

O nome da operação faz referência ao apelido recebido pelo diplomata, jurista, político e escritor Ruy Barbosa durante a Segunda Conferência de Paz, em Haia, em 1907, quando ele notabilizou-se pela defesa do princípio da igualdade dos Estados. Ruy Barbosa foi profundo estudioso da língua portuguesa e foi um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras.

Sobre o Autor

| Bem vindo ao espaço virtual do JORNAL DA CHAPADA |

4 Comentários Sinta-se livre para participar desta conversa.

Deixe Uma Resposta

Você deve ser logando em para postar um comentário.