Ícone do site Jornal da Chapada

Emitec prepara comunidade escolar da zona rural da Bahia

foto
Zona rural do município de Cícero Dantas | FOTO: Mateus Pereira/GOVBA |

Dedicar-se aos estudos com foco nos resultados. Este é o lema dos 49 alunos do anexo do Colégio Navarro de Brito, que funciona no distrito de Caxias, pertencente ao município de Cícero Dantas, no nordeste da Bahia. Por meio do Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (Emitec), desenvolvido pela Secretaria da Educação do Estado, eles recebem, diariamente, nos três turnos, conteúdos das doze disciplinas do ensino médio: português, matemática, inglês, geografia, sociologia, artes, educação física, ciências, química, física, biologia e história.

Aluna do primeiro ano, Tailine Oliveira considera fundamental a chance de não ter que sair do distrito para concluir o segundo grau. “Para mim é muito importante [o ensino à distância], porque moro em uma comunidade da zona rural. Seria impossível me deslocar para a cidade. Tenho certeza que o grau [nível] do ensino daqui é o mesmo que seria com um professor na cidade”, avaliou.

Maicon da Silva, aluno do 3º ano, começou a cogitar a possibilidade de cursar educação física no próximo ano. A vontade surgiu depois que ele assistiu às aulas transmitidas direto dos estúdios do Instituto Anísio Teixeira (IAT), em Salvador. “As aulas do Emitec são muito boas, tanto as teóricas, quanto as práticas [atividades demandadas pelos professores]”.

O diretor da unidade onde funciona o anexo, Everaldo Castro, informou que alguns alunos, inclusive, já concluíram cursos de graduação em universidades da região. “Desta forma [por meio do Emitec], se evita o êxodo rural e que estes alunos tenham que procurar os grandes centros”. Todas as aulas são transmitidas via internet. Porém, as atividades realizadas fora de sala de aula, como as esportivas e culturais, também contam ponto para as avaliações nas disciplinas de educação física e artes.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas