Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Boa Vista do Tupim celebra 53 anos com ações para o povo e prefeito faz balanço da gestão

foto1
O prefeito Gidu durante hasteamento da bandeira com a chefe do Poder Legislativo, Maria Helena e o ex-prefeito Getúlio Barros | FOTO: Jornal da Chapada |

As comemorações de 53 anos do município de Boa Vista do Tupim, na Chapada Diamantina, foram marcadas pela realização da Feira da Cidadania, com atendimento gratuito para toda a população. O aniversário de emancipação política e econômica de Boa Vista do Tupim aconteceu no último domingo (19) com uma série de atividades cívicas, esportivas e culturais, organizada pela administração do prefeito João Durval Passos Trabuco, o popular Gidu do PT, que cuidou de todos os detalhes. O petista informa que além da reforma do posto de saúde e entrega da ambulância (veja aqui), o município terá ainda a inauguração de cinco grandes obras que serão entregues, no mês de agosto, com a presença do governador da Bahia, Rui Costa (PT).

Sobre os festejos, no amanhecer do dia 19 de Julho, a comunidade foi despertada por uma barulhenta alvorada e, às 8h, houve o hasteamento das bandeiras do Brasil, da Bahia e do município. Os pavilhões foram hasteados pelo atual gestor, pelo ex-prefeito Getúlio Sena Barros e pela presidente do Poder Legislativo, Maria Elena Lopes, respectivamente, ao som do Hino Nacional, entoado pelo coral infantil do Centro de Referência em Assistência Social (Cras). Após o ato cívico, houve também pronunciamentos das autoridades, além de música, poesia, dança e as apresentações das Fanfarras Juvenil do Centro Territorial de Educação Profissional Piemonte do Paraguaçu de Itaberaba (Cetep) e a Banda de Val Marques. Em seguida, aconteceu a abertura dos estandes da Feira da Cidadania.

Os festejos contaram com apresentações teatrais, música, desfile cívico e serviços de atendimento à população | FOTO: Jornal da Chapada |

“Nosso município completa 53 anos e estamos fazendo uma festa resgatando a memória por meio de exposição de fotografias. Com essa exposição pretendemos mostrar, a evolução do município nesses 53 anos”, informa o prefeito Gidu. De acordo com o gestor, nesses quase três anos à frente da prefeitura, o município deu um salto no desenvolvimento, mas acredita que ainda há muito para ser feito. “Precisamos pensar, por exemplo, no déficit habitacional, já que Boa Vista do Tupim tem um déficit de 1,7 mil moradias. Para tanto, estamos atuando em parceria com os governos estadual e federal, provavelmente, receberemos no dia 21 de agosto o nosso governador Rui Costa, para juntos encontrarmos uma solução para este problema que tanto afeta a nossa população”, completa o prefeito petista.

Balanço e visita do governador
Gidu informou ao Jornal da Chapada que era para ser entregue na data magna do município cinco grandes obras, porém as inaugurações foram adiadas para o dia da visita do governador. As obras são a construção de 31 casas, o Mercado Municipal, uma quadra poliesportiva coberta, calçamento do povoado do Baixio e sistema de abastecimento de água do povoado das Trezentas.

“Sinto-me feliz em participar da vida do município desde a sua emancipação. E, hoje, junto com o prefeito e como a presidente do Poder Legislativo, estamos dando dias melhores para a população. Podemos enumerar os avanços do município em todas as áreas, reforma do mercado, água do Iguape, academia de saúde, construção do Cras que estava todo danificado”, assevera a presidente da Câmara, Maria Elena.

Gidu informa que, provavelmente no dia 21 de agosto, o governador Rui Costa desembarca em Boa Vista do Tupim para inaugurar obras | FOTO: Jornal da Chapada |

O prefeito tem entregado inúmeras obras, vale lembrar da tão sonhada água do distrito de Iguape (veja aqui), realizando o sonho da população e beneficiando 540 famílias nas localidades de Iguape, Santa Luzia, Cabo do Machado, Torre de Sião e no assentamento Santa Fé. Já no dia 18 julho, véspera do aniversário da cidade, o prefeito entregou à comunidade de Terra Boa um posto de saúde e uma ambulância. Ainda este ano, Gidu vai entregar em Terra Boa uma quadra poliesportiva, um colégio, e a recuperação da estrada.

A administração do prefeito Gidu deu um salto para suprir a carência de espaços físicos na área de educação com a construção de nove escolas de uma só vez, investimento de mais de quatro milhões de reais (veja aqui). “A minha mensagem é de muita esperança, de muita expectativa de dias melhores, estamos com um projeto na barragem Bandeira de Melo, onde vamos beneficiar inicialmente 250 famílias em um projeto de piscicultura”, aponta o gestor. Vale salientar que, em meio às comemorações, o prefeito Gidu, junto com o diretor de Esportes, Olavo Oliveira, entregou 280 uniformes completos aos 14 times que participam do Campeonato Municipal de Futebol 2015.

Em meio às comemorações, o prefeito e o diretor de Esportes, Olavo Oliveira, entregaram 280 uniformes completos aos 14 times que participam de campeonato | FOTO: Jornal da Chapada |

A atuação de Gidu tem chamado atenção até mesmo dos políticos mais experientes da região, como o ex-prefeito de Boa Vista do Tupim, Getúlio Sena Barros, o quarto prefeito a assumir o município depois de sua emancipação. “Toda vez que Boa Vista faz um evento em seu aniversário de independência política e administrativa me sinto feliz, porque vim para Boa Vista justamente no seu primeiro ano de independência. Por isso, sempre participei das atividades, inclusive sendo gestor por três mandatos, é mais uma alegria crescente na minha vida”, afirma Barros.

Feira da Cidadania
Para comemorar o aniversário, a prefeitura de Boa Vista do Tupim, em pareceria com as secretarias e diretorias municipais, organizou a Feira da Cidadania. O evento aconteceu na Praça Ruy Barbosa (em frente à prefeitura). No estande da Secretaria de Educação, junto com a Diretoria de Cultura, Esporte e Lazer, a comunidade e visitantes tiveram acesso à biblioteca itinerante, exposição de fotos antigas, que contava a história do município e banners das obras realizadas pela administração pública. “O setor de educação evoluiu muito na administração de Gidu. Cito, por exemplo, a construção do Plano Municipal de Educação, para 10 anos. Construímos projetos político pedagógicos [PCC] em todas as unidades e hoje as 43 escolas do município têm o seu”, destaca a secretária municipal de Educação, Claudionice dos Santos Silva.

A população acompanhou os festejos e participou da programação cultural do aniversário de Boa Vista do Tupim | FOTO: Jornal da Chapada |

No estande da Secretaria de Assistência Social, foram ofertados serviços como o cadastramento no Programa Bolsa Família, realização do Cartão SUS, da Carteira de Trabalho, da Carteira do Idoso e algumas orientações sobre Carteira de Reservista. “Conseguimos avançar com o aumento dos cadastrados no Bolsa Família, hoje o município conta 3,6 mil famílias beneficiadas. Temos mais de 5 mil pessoas cadastradas no CadÚnico, sem falar que, no próximo mês, entregaremos o Centro de Convivência do Idoso. Aumentamos nossos serviços de oficinas, temos oficinas em quase todos os povoados do município. E estamos orientados para servir as pessoas mais carentes da comunidade. Este é nosso olhar”, enfatiza a secretária de Assistência Social, Karina Maria Barreto Lauria Trabuco.

Já no estande da Saúde, a população e visitantes tiveram acesso à aferição de pressão arterial, teste glicêmico, além das ações do Programa Saúde na Escola. “A área de saúde também deu um salto na administração de Gidu, melhoramos em todos os sentidos. Hoje temos médicos em todos PSFs; por meio do Programa Mais Médico da presidente Dilma, dispomos de cinco cubanos, oferecemos transporte gratuito para os pacientes que fazem o Tratamento Fora do Domicilio [TFD], sem falar, que os pacientes quando necessitam de hospedagem o município disponibiliza uma pousada na capital. Implantamos o Centro de Atenção Psicossocial [CAPS], que vem recuperado muitas pessoas e inserindo de novo na sociedade”, enfatiza o secretário de Saúde, Hilgo Rafael, o popular Boquinha.

1 / 18

Histórico do Município
Para quem não sabe, Boa Vista do Tupim pertencia ao município de Itaberaba, passando a condição sede-distrital pela Lei nº 1470 de 16 de maio, sendo elevado a categoria de Vila, pelo Decreto/Lei 10724 de 30 de março de 1938. Em 1º de julho de 1944 o Decreto/Lei Estadual nº 12.978, substitui o nome de Boa Vista para Tupim, por estar em terras próximas a um riacho chamado Tupim. Finalmente, no dia 19 de julho de 1962, através da Lei nº 1.729, Tupim passa a ser município com o nome de Boa Vista do Tupim. O município possui uma área territorial de 3.058Km² e população de 18.677 conforme estimativa do IBGE de 2014 e limita-se com as cidades de Itaberaba, Marcionílio Souza, Itaetê, Ruy Barbosa, Lajedinho, Ibiquera, Iaçu e Nova Redenção.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas