Escola Pública de Trânsito entrega primeira habilitação a 40 alunos

Postado em jul 21 2015 - 7:35pm por Jornal da Chapada
foto4

Roque Augusto dos Santos, condutor habilitado pelo Detran | FOTO: Carol Garcia/GOVBA |

O Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) entregou, na noite desta terça-feira (21), a primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH) a 40 novos condutores preparados pela Escola Pública de Trânsito (Eptran), em Salvador. A cerimônia de certificação foi realizada na sede do órgão, na Avenida Antônio Carlos Magalhães, com a presença de amigos e familiares dos participantes. Com duração de 45 horas, divididas em duas semanas, a capacitação gratuita amplia as oportunidades de quem está à procura de espaço no mercado de trabalho. “A CNH funciona como um certificado que comprova que a pessoa tem uma habilidade que pode ser útil ao mercado de trabalho”, ressalta o mecânico Josemar da Silva.

Em um cenário econômico de hipercompetitividade, muitas empresas veem a carteira de habilitação como um diferencial, mesmo que a vaga não seja especificamente para um motorista profissional. “É uma exigência do mercado. O empresário quer ter um colaborador, cada vez mais versátil, capaz de contornar situações do cotidiano. A Escola Pública de Trânsito está dando a oportunidade de capacitação, não só para o mercado de trabalho, mas também para a sociedade. Cada um desses condutores sai daqui sabendo como agir de forma responsável no trânsito”, explica o diretor-geral do Detran-BA, Maurício Bacelar.

Formação
Para quem já se aposentou, como o ex-funcionário público Roque Augusto, 57 anos, o documento representa liberdade. “Carro é uma ferramenta, não é mais luxo. A mobilidade é uma necessidade até para mim que não estou mais na disputa por vagas no mercado de trabalho. A CNH vai me deixar regularizado para sair e curtir a vida”.

Criada por meio da Portaria nº 1.590, de 19 setembro de 2005, a Eptran já formou cerca de 20 mil condutores. O objetivo da instituição é dar acesso às pessoas de baixa renda à primeira habilitação, utilizando um modelo pedagógico de educação para o trânsito que contempla a compreensão do participante na diversidade de situações, na preservação de sua integridade física e do pedestre, na relação com os seres humanos e no aperfeiçoamento contínuo da habilidade da direção.

foto5

Detran forma turma da Escola Pública de Trânsito | FOTO: Carol Garcia/GOVBA |

Requisitos
Para disputar uma vaga, o candidato deve ter idade superior a 18 anos, ter pelo menos o 1º grau completo, possuir documento de identidade (RG) e CPF, estar desempregado ou empregado com renda igual ou inferior a um salário mínimo, além de ter estudado toda a vida na rede pública federal, estadual, municipal ou privada com bolsa integral comprovada. Aqueles que não atenderem aos requisitos exigidos terão a inscrição automaticamente cancelada.

Cursos
A escola pública do Detran oferece uma série de cursos gratuitos de capacitação para quem já é ou quer se tornar motorista, como vistoriador, examinador de trânsito, formação teórica para candidatos à renovação de CNH, capacitação para agentes de trânsito e capacitação de professores multiplicadores de educação para o trânsito, além de especialização e atualização para condutores de transporte coletivo, de transporte escolar, de transporte de carga de produtos perigosos, e de veículos de emergência. Para mais informações, o interessado deve acessar o site da Eptran.

Sobre o Autor

| Bem vindo ao espaço virtual do JORNAL DA CHAPADA |

Deixe Uma Resposta

Você deve ser logando em para postar um comentário.