Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Câmara de Itaberaba faz homenagem a vencedores da 10ª Olimpíada Brasileira de Matemática

foto2
As homenagens aconteceram na noite de terça-feira e envolveram os vereadores, professores e pais de alunos | FOTO: Jornal da Chapada |

A primeira Sessão Ordinária Deliberativa, do 2º período Legislativo, do biênio 2014/2016, da Câmara de Vereadores de Itaberaba, na Chapada Diamantina, foi transformada em sessão especial para homenagear os estudantes que foram premiados na 10ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Essa iniciativa, que aconteceu na terça-feira (21), foi do presidente da Câmara, Zenildo Nascimento Aragão, o popular Paraná (PHS), e apoiada por todos os vereadores que compõem a referida Casa. A sessão, de projeção nacional, homenageou os alunos Felipe Daniel da Silveira Cruz França, Marlon de Jesus Cardoso, Michele Ribeiro da Silva e Cleiton dos Santos Oliveira.

O auditório da Câmara lotou de professores e pais de alunos para as homenagens | FOTO: Jornal da Chapada |

Durante o evento, o auditório da Câmara ficou lotado por diferentes segmentos da sociedade, como a presidente do Conselho Tutelar de Itaberaba, Janealzira da Silva Mota Santos, e de professores e diretores de escolas municipais, a exemplo da gerente de Educação Básica e representante da Secretaria Municipal de Educação (SMED), Rita Katiusy Brandão, a professora da Escola Municipal Pedra que Brilha, Maria Carmen Silva Sena, a diretora dessa unidade Eleuse Maria Leão Sampaio, além da diretora da Escola Municipal Góes Calmon, Gardênia Vaz de Queiroz Neponuceno.

Também participaram do ato pais e familiares dos quatros alunos homenageados, entre eles o eletrotécnico Renival Sampaio França, pai do aluno Felipe Cruz França, de 12 anos, da Escola Municipal Pedra que Brilha, que foi medalhista de ouro na 10ª OBMEP. O jovem estudante acabava de chegar do Rio de Janeiro, onde participou, no dia 20 de julho, da solenidade de premiação no Teatro Municipal, evento que foi matéria do Jornal Nacional da Globo, na mesma noite.

Parece que a matemática está no DNA da Família França | FOTO: Jornal da Chapada |

“Quero parabenizar o presidente da Câmara, Zenildo Nascimento Aragão, a Mesa Diretora, pelo apoio e iniciativa em promover este espaço para homenagear os estudantes. Essa iniciativa mostra a estima e a valorização que a Câmara têm pela educação e pelos alunos da rede pública e esta linda homenagem enlaça as famílias”, destaca o eletrotécnico Renival França. O gosto pela matemática vem no DNA da família França, já que Renival é pai também da jovem Danielle da Silveira Cruz França, de 16 anos, que foi destaque nas olimpíadas de matemática nos anos de 2009, 2011 e 2012. Ela participou do Programa Polos Olímpicos de Treinamento Intensivo (POTI), realizado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e, aos 16 anos, foi aprovada em vários vestibulares.

A jovem Danielle França deu um depoimento provando que o jovem quando quer consegue vencer os obstáculos financeiros e sociais | FOTO: Jornal da Chapada |

Mais informações
A sessão especial foi presidida pela Mesa Diretora composta pelo vice-presidente Luiz Alberto do Bomfim, Alinaldo de Santa Bastos (1º secretário) e José Francisco Almeida Leal (2ª Secretário). Registrou-se as presenças dos vereadores Antônio Carlos Lima Tanajura, Fredson de Oliveira Silva, Gerson Almeida de Jesus, Luciano Sampaio de Oliveira, Nilton de Jesus Mandinga, Ricardo de Jesus Pimentel, Roberto Almeida de Oliveira e Samuel de Oliveira Souza. Ao usar a tribuna, todos os vereadores presentes fizeram questão de se pronunciar ressaltando, cada um a sua maneira, a importância da educação, da matemática no cotidiano do homem, e do apoio da família na formação dos jovens.

“Sugiro aos nossos pares que encaminhem ao Poder Executivo a minuta de um Projeto Legislativo para que os alunos da Rede Municipal de Ensino tenham mais incentivos para que possam participar de competições educacionais como a OBMEP instituída pelo Ministério da Educação e Cultura [MEC]”, informa o presidente da Casa em exercício, Luiz Alberto do Bomfim. Durante a sessão, registrou-se ainda as ausências do presidente Zenildo Nascimento Aragão, e dos vereadores José Antônio Sampaio Mascarenhas, Rubenilton Bastos dos Santos e Evanilton Oliveira de Souza.

Jornal da Chapada

1 / 7
Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas