Romaria de Bom Jesus da Lapa reúne 500 mil visitantes em dez dias

Postado em ago 6 2015 - 12:20pm por Jornal da Chapada
foto

A cidade recebe, por ano, uma média de 1,8 milhão de visitantes | FOTO: Gisele Rocha/Acervo Santuário |

A Romaria de Bom Jesus, que começou no dia 28 de julho, tem seu auge nesta quinta-feira (6), dia dedicado ao padroeiro do município. Hoje, às 7h, foi realizada uma missa solene e, às 16h30, a tradicional procissão percorrerá as principais ruas da cidade. Realizado há mais de 300 anos, o evento religioso tem o apoio do Governo da Bahia e é considerado a terceira maior peregrinação católica do país. A cidade recebe, por ano, uma média de 1,8 milhão de visitantes. Neste ano, durante os dez dias de celebração, a expectativa é reunir 500 mil fiéis.

A 324ª Romaria de Bom Jesus da Lapa tem contado com o apoio técnico da Defesa Civil do Estado (Sudec) nas ações preventivas desde o último dia 29, além da participação de voluntários e agentes comunitários de saúde. Na entrada da cidade foi instalada uma barreira sanitária, onde voluntários da Defesa Civil orientam fiéis e turistas sobre as normas de segurança em grandes aglomerações e fornecem dicas de higiene para evitar a proliferação de doenças infectocontagiosas, além de distribuir kits com reidratante oral, hipoclorito de sódio, saco de lixo e panfletos educativos, além de outras ações.

Conhecida como a ‘Capital Baiana da Fé’, Bom Jesus da Lapa, a 902 quilômetros de Salvador, impera em um cenário majestoso, formado pelas paisagens naturais. A gruta da Lapa torna-se um verdadeiro reduto de devoção, atraindo romeiros de diversos lugares do país, como São Paulo, Paraná, Goiás, Minas Gerias, Espírito Santo, dentre outros. Diferentemente de outras manifestações religiosas da Bahia, que conseguem agregar o sincretismo religioso, a Romaria de Bom Jesus da Lapa mantém-se fiel às comemorações católicas.

Sobre o Autor

| Bem vindo ao espaço virtual do JORNAL DA CHAPADA |

Deixe Uma Resposta

Você deve ser logando em para postar um comentário.