Ícone do site Jornal da Chapada

Mundial Júnior de Wrestling começa com 62 países dos cinco continentes

foto
Para esta competição, a Confederação Brasileira de Wrestling já definiu os atletas; confira lista | FOTO: Divulgação/GOVBA |

Sessenta e dois países confirmaram presença e estão inscritos no Mundial Júnior de Wrestling (Luta Olímpica) competição inédita na América do Sul, que começa nesta terça-feira (11), no Centro Pan-Americano de Judô, em Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), e prossegue até o próximo domingo (16), reunindo mais de mil jovens atletas na faixa de 18 e 21 anos. A solenidade de abertura está prevista para as 19h, com a presença do governador Rui Costa e do secretário estadual do Trabalho, Emprego Renda e Esporte, Álvaro Gomes.

A Bahia foi escolhida como sede, após oferecer melhores condições para realização do evento do que cidades como Lausanne, na Suíça, Sofia, na Bulgária, além de Rio de Janeiro, Recife e São Paulo. A defesa da candidatura de Salvador foi feita na cidade polonesa de Walzbrych, março deste ano, pelo secretário Álvaro Gomes, também vice-presidente do Fórum Nacional de Secretários e Gestores de Esporte e Lazer (Fonseel).

Para esta competição, a Confederação Brasileira de Wrestling (CBW) já definiu os atletas. Cada um dos três estilos da luta olímpica (greco-romano, livre feminino e livre masculino) terá oito categorias de peso e prometem reunir os melhores atletas do planeta. A relação dos brasileiros participantes está disponível no site da Setre.

Lotação Esgotada
O Mundial pretende estimular crianças e adolescentes da Bahia na prática da luta olímpica. “Serão oito mil crianças de 50 escolas públicas de Salvador e Lauro de Freitas, dos ensinos fundamental e médio, envolvidas no Tour Lotação Esgotada, onde vão aprender técnicas dessa modalidade, buscando preparar futuros campeões no Centro Pan-Americano de Judô (CPJ)”, afirma o secretário. Os beneficiadas são de escolas localizadas em áreas de risco social e integrantes do programa estadual Pacto pela Vida, a exemplo do Bairro da Paz.

De acordo com Álvaro Gomes, os números são significativos e apontam para 2.600 diárias, 12 mil refeições, mais de 20 mil espectadores, 61 áreas funcionais envolvidas, 45 ônibus e 10 vans, totalizando mais 400 diárias de transporte. “Esse é mais um presente do Governo da Bahia aos desportistas baianos, aliás, aos desportistas do continente, pelo ineditismo da realização. A competição vai servir para estimularmos o esporte, gerar emprego, além de divulgar o nosso estado para o mundo”.

Em uma década, a Luta Olímpica conseguiu alcançar um patamar que oferece equipamentos de ponta aos atletas nos diferentes estados, viagens internacionais para competir nos principais eventos internacionais e a contratação de treinadores estrangeiros. Passou de 100 atletas em todo o País para mais de dois mil lutadores filiados à CBLA, além de 100 mil praticantes nacionalmente. Presente em 23 estados, o esporte conta com cem técnicos em atuação, sendo cinco estrangeiros. Os atletas participam de sete treinamentos de campo e de 28 competições internacionais de federação internacional da modalidade.

Os atletas brasileiros são:
Estilo greco-romano
50kg – Vitor Silva – rn
55kg – Lucas Leocádio – rn
60kg – Calebe Corrêa – sp
66kg – Joilson Júnior – rj
74kg – André Pinto – rj
84kg – Guilherme Evangelista – sp
96kg – Douglas Rocha – mg
120 kg – Rafael Filho – es

Estilo livre feminino
44kg – Diane Martins – am
48kg – Brenda Justino – es
51kg – Thalia Lopes – am
55kg – Andria Pimentel – am
59kg – Fabiana Alcântara -rj
63kg – Brenda Palheta – am
67kg – Thais Oliveira – rj
72kg – Gabrielle Gonçalves – rj

Estilo livre masculino
50kg – Patrick Alves – am
55kg – David Moreira – am
60kg – Juliano Carvalho – sp
66kg – Fabio Costa – rj
74kg – Matheus Frota – am
84kg – Fabio Júnior – am
96kg – Jonas Silva – pe
120 kg – Iago Oliveira – mg

Programação das lutas
Horário: Eliminatórias às 10h e finais às 20h
Dia 11 – Estilo greco-romano categorias até 50kg, até 60kg, até 74kg e até 96kg
Dia 12 – Estilo greco-romano categorias até 55kg, até 66kg, até 84kg e até 120kg
Dia 13 – Estilo livre feminino categorias até 44kg, até 51kg, até 59 kg e até 67kg
Dia 14 – Estilo livre feminino categorias até 48kg, 55kg,63kg e 72kg
Dia 15 – Estilo livre masculino categorias até 50kg, 60kg, 74kg e 96kg
Dia 16 – Estilo livre masculino categorias até 55kg, 66kg, 84kg e 120kg

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas