CidadesCuriosidadesEconomiaMenu Principal

Concidades promove capacitação de gestores e lideranças da Chapada Diamantina e região

foto
A formação tem como público alvo gestores públicos e sociedade civil dos municípios | FOTO: Reprodução/Sedur |

A Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano (Sedur) vai realizar uma capacitação para gestores representantes dos municípios que compõem o Território de Identidade Piemenonte do Paraguaçu. Boa Vista do Tupim, Iaçu, Ibiquera, Itaberaba, Itatim, Macajuba, Miguel Calmon, Mundo Novo, Piritiba, Rafael Jambeiro, Ruy Barbosa, Santa Teresinha e Tapiramutá são cidades da Chapada Diamantina e regiões próximas que vão participar da formação, que acontece no período de 19, 20 e 21 de agosto, próximas quarta, quinta e sexta-feira.

De acordo com dados enviados ao Jornal da Chapada, o objetivo do evento, coordenado pelo Conselho Estadual das Cidades da Bahia, é promover a integração dos municípios do território para, de forma articulada e integrada, capacitá-los para a criação dos conselhos e realização das conferências municipais das cidades. A formação tem como público alvo gestores públicos e sociedade civil dos municípios citados.

“A Secretaria Executiva do Concidades-BA, juntamente com representantes das Câmaras Técnicas, vêm fomentando a criação e fortalecimento dos Conselhos Municipais das Cidades, sobretudo no que se refere à determinação do Ministério das Cidades quanto à realização de Conferências Municipais por todos os municípios, que deverão ocorrer no período de 1 de janeiro a 30 de junho de 2016”, ressalta Maria do Carmo Barreto Sá, secretária Executiva do Conselho Estadual das Cidades da Bahia.

O governo da Bahia adotou como modelo de gestão o processo de planejamento participativo, envolvendo a sociedade na elaboração de políticas públicas, cabendo à Sedur a atribuição de apoiar os municípios no fortalecimento da gestão urbana e na garantia do controle social, essenciais para consolidar a cultura democrática da gestão.

Esse evento deve acontecer em três polos diferentes, Itaberaba, Itatim e Piritiba, na quarta, quinta e sexta, respectivamente. A formação vai proporcionar informações sobre políticas de desenvolvimento urbano e a necessária compreensão quanto aos mecanismos de captação das mesmas.

“Estamos implantando o Programa de Capacitação direcionado a Gestores e Lideranças Municipais, iniciando pelo Território da RMS, para habilitá-los nos temas referentes às Políticas Públicas de Desenvolvimento Urbano. Além de debater a importância de constituição de seus Conselhos Municipais das Cidades e a realização de suas Conferências como mecanismo de garantia de captação dessas políticas públicas para a promoção do desenvolvimento municipal e territorial”.

Confira a programação:
Dia 19.08.2015
Cidade polo: Itaberaba
Local: Casa dos Conselhos
Municípios participantes: Boa Vista do Tupim, Iaçu, Ibiquera, Itaberaba, Macajuba e  Ruy Barbosa.

Dia 20.08.2015
Cidade polo: Itatim
Municípios participantes: Itatim, Rafael Jambeiro e Santa Terezinha.

Dia 21.08.2015
Cidade polo: Piritiba
Local: Polo UAB – Universidade Aberta do Brasil
Municípios participantes: Miguel Calmon, Mundo Novo, Piritiba e Tapiramutá

Etiquetas
Mostrar mais

Jornal da Chapada

| Bem vindo ao espaço virtual do JORNAL DA CHAPADA |

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fechar
Pular para a barra de ferramentas