Ícone do site Jornal da Chapada

Governo incentiva regularização de empresas de turismo da Chapada Diamantina

foto
Mais de 120 empreendedores de hotéis e pousadas, agentes e guias de turismo e donos de restaurantes, dentre outros profissionais, participaram de palestras da Secretaria Estadual de Turismo em Lençóis | FOTO: Divulgação/Setur-BA |

Prestadores de serviços de turismo da Chapada Diamantina participaram, na terça-feira (18), de encontro promovido pela Secretaria de Turismo do Estado da Bahia (Setur) para reforçar a importância da regularização das empresas do segmento e cadastro junto ao Sistema Nacional de Cadastro dos Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), vinculado ao Ministério do Turismo. O evento é realizado no Auditório do Hotel Portal Lençóis, no município de Lençóis. O público, formado por mais de 120 empreendedores de hotéis e pousadas, agentes e guias de turismo e donos de restaurantes, dentre outros profissionais, participaram de palestras como a de ordenamento e legalização dos prestadores de serviços turísticos, proferida pela diretora de Regulação e Certificação de Serviços Turísticos da Setur, Guilliana Brito. Técnicos da secretaria também orientaram empresários quanto a procedimentos para regularização das empresas.

Já representantes das secretarias de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS) e do Meio Ambiente (Sema), do Ministério Público e do Sebrae falaram sobre assuntos relacionados, como turismo sustentável, turismo acessível para portadores de necessidades especiais, formalização das empresas e enfrentamento à exploração sexual de crianças e adolescentes. Para a superintendente de Serviços Turísticos da Setur, Ângela Gonçalves, a ação na Chapada Diamantina se concretiza como um avanço na qualificação e regulação dos prestadores de serviços. “Avançamos também na promoção do turismo sustentável da região da Chapada Diamantina”, concluiu.

Participante do evento, Anselmo Macedo considera produtiva o trabalho feito pela Setur e parceiros como o Sebrae. “Estou há 19 anos na Chapada e o movimento de adequação e formalização das empresas tem crescido. Devemos mesmo combater a ilegalidade para promover um turismo de qualidade”, comentou o gerente do Hotel Portal Lençóis. Ainda de acordo com Macedo, este ano a procura pelo hotel cresceu 60% em relação ao ano passado. Já Ismael Braga Júnior, gestor do Poço Azul, localizado no município de Nova Redenção, disse que “o encontro é importante para administração pública entender as reais problemáticas da região e, consequentemente, desenvolver políticas públicas mais eficazes, principalmente no que se refere à melhoria dos serviços turísticos”.

Outras atividades
Até esta quinta-feira (20), a equipe da Setur atenderá, na Secretaria de Turismo do Município de Lençóis, aos prestadores de serviços turísticos interessados em mais informações, das 8h às 12h e das 14h às 18h. Nesse período, também serão feitas vistorias e fiscalização em agências de turismo e outros empreendimentos, além do controle de qualidade dos meios de hospedagem dos municípios turísticos dos circuitos do Ouro e Diamante. Outra atividade realizada na região é o levantamento da oferta hoteleira da Chapada Diamantina.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas