Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: TCM realiza seminário de orientação para gestores municipais em Jacobina

Quadro envolve médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e trabalhadores do administrativo |FOTO: Divulgação|

foto
Os encontros regionais foram organizados pela Escola de Contas do TCM e tem o apoio da UPB | FOTO: Reprodução/PMJ |

O Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA) promove nesta quinta e sexta-feira (27 e 28) mais um seminário de orientação para os gestores municipais. Desta vez vai reunir prefeitos, presidentes de câmaras e secretários municipais da região de Jacobina, no centro-norte do estado, com o objetivo de debater temas e disseminar informações que visam melhorar a qualidade da administração e das prestações de contas. Os encontros regionais foram organizados pela Escola de Contas do TCM e tem o apoio da União dos Municípios da Bahia (UPB).

A programação em Jacobina começa na quinta-feira pela manhã com a apresentação sobre a Escola de Contas do TCM, com palestra do seu diretor-adjunto, Adelmo Gomes Guimarães. Depois o auditor e conselheiro-substituto Ronaldo Sant’Ana fará uma exposição sobre a “Contabilização e prestação de contas dos entes consorciados”.

Em seguida, serão realizados dois debates. O primeiro, com a intermediação do auditor de controle externo Antônio Dourado, será sobre “Aspectos relevantes na apuração das despesas de pessoal com base na Lei de Responsabilidade Fiscal”, e o segundo sobre um tema da maior relevância para os gestores da região, “Licitações e contratos” , que será conduzido pelo inspetor regional em Jacobina, Rogério de Souza, e que foi identificado como fonte das principais irregularidades anotadas nas prestações de contas dos municípios da região.

À tarde do primeiro dia do seminário o tema proposto para debate, por Leonice Silva de Oliveira – auditora estadual -, será “Sistema de controle interno”, que, de um modo geral, é muito deficiente na maioria dos municípios baianos. Segue-se então, uma apresentação do projeto do processo eletrônico do TCM e atualização do sistema SIGA, que estão sendo implantados e que irão facilitar e tornar mais transparente as prestações de contas dos municípios. A palestra ficará a cargo do auditor estadual Hélio Chaves.

Leia também:
Chapada: Historiador denuncia garimpo a céu aberto em Jacobina; confira artigo
Chapada: Tradicional competição em Jacobina vai premiar corredores com mais de R$ 43 mil

Na sexta-feira o seminário será retomado com três painéis. O primeiro, debaterá “Lei geral e aplicação à micro e pequenas empresas de acordo com o entendimento do TCM”, que envolverá Ivana Miranda, gerente da unidade de políticas públicas do Sebrae, Maria Eduarda Cunha, coordenadora geral de licitações da Secretaria de Administração da Bahia e Adelmo Gomes Guimarães, diretor-adjunto da Escola de Contas. A mediação será do prefeito do município de Caem, Arnaldo Oliveira Filho.

O segundo vai dicutir “Formas de geração de trabalho, emprego e renda nos municípios baianos”, e reunirá Milton Barbosa, superintendente de economia solidária da Secretaria do Trabalho da Bahia e Ricardo Caribé, assessor do sindicato e da organização de cooperativas da Bahia, com a mediação do prefeito Rui Macedo, de Jacobina.

Por último, o tema será “Rede de controle na Bahia e aspectos normativos da transparência municipal, que terá mediação de Marcus Vinícius, auditor do Tribunal de Contas da União, e a participação de Antonio Argollo Neto, auditor federal da Controladoria Geral da União e Romualdo dos Santos, auditor federal da CGU e coordenador do núcleo de combate e prevenção à corrupção. O encerramento do encontro será feito pela prefeita de Cardeal da Silva, Maria Quitéria Mendes, presidente da UPB. As informações são do TCM-BA.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas