CidadesCuriosidadesMenu PrincipalPolítica

Chapada: Prefeita de Itaetê é punida por contratar empresa onde o marido presta serviço

foto
A prefeita Lenise Estrela e o seu marido Jorge, que atua na empresa contratada pela prefeitura | FOTO: Reprodução |

O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM-BA), em sessão realizada no último dia 20 de agosto, voltou a multar a prefeita do município de Itaetê, na Chapada Diamantina, Lenise Campos Estrela (PSB). Dessa vez, a multa de R$ 1,5 mil contra a gestora se refere ao processo de nº 63768-13, que investigou a contratação sem licitação da BioClínica. A socialista também terá de devolver aos cofres públicos municipais, segundo o TCM, o montante de R$ 11,9 mil.

A contratação sem licitação da BioClínica tem um agravante, pois esta é a empresa onde o marido da prefeita, o médico Jorge Estrela, presta atendimento médico, em Itaberaba, também na Chapada Diamantina. Os vereadores de oposição à prefeita Lenise Estrela, Ana Paula Correa Cabral (PDT), Jorge Teodoro (PP) e Gerinaldo Conceição (PT), também ressaltaram, na denúncia ao TCM, o fato da contratação ter o objetivo de pagar, de forma indireta, ao marido da prefeita. De acordo com os edis, “a legislação proíbe a contratação de empresa que tenha como dono, sócio ou empregado, parentes de prefeito”.

Um processo idêntico está tramitando na Procuradoria do Ministério Público Federal (MPF) em Jequié, no sul da Bahia, pelo fato da prefeitura de Itaetê ter utilizado recursos federais para pagamento da empresa. Segundo informações, como os documentos apresentados pela prefeita não convenceram ao procurador, ele solicitou novos documentos à gestora, e também informações à Receita Federal, Secretaria da Fazenda, junta Comercial da Bahia (Juceb) e à Assessoria de Pesquisa e Análise (ASSPA).

Jornal da Chapada

Jornal da Chapada

| Bem vindo ao espaço virtual do JORNAL DA CHAPADA |

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios