CidadesCuriosidadesMenu Principal

Bahia vai sediar evento internacional de fruticultura em outubro

foto
Serão dois dias de conferências, painéis e apresentações de trabalhos científicos em formato de pôster sobre fitossanidade de fruteiras em geral | FOTO: Meramente Ilustrativa |

De 13 a 16 de outubro, Salvador vai sediar o III Simpósio Internacional de Fruticultura – Sinfrut, cujo tema principal é “Pragas quarentenárias e melhoramento preventivo”, com foco no controle e manejo de pragas quarentenárias de fruteiras. Conferências e painéis com especialistas brasileiros e estrangeiros vão abordar aspectos da evolução científica do conhecimento, análise de riscos, planos de contenção e melhoramento preventivo.

O evento é uma realização da Embrapa Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas-BA), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Sociedade Brasileira de Fruticultura (SBF) e Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab).

Segundo o presidente da comissão organizadora, Domingo Haroldo Reinhardt, chefe-geral da Embrapa Mandioca e Fruticultura, a primeira e a última palavras do tema sintetizam o espírito e a importância do evento. “Anualmente a fruticultura brasileira sofre grandes perdas e apresenta altos custos, causados pela incidência de pragas. Pretendemos discutir formas e técnicas de minimizar o risco de introdução de pragas que ainda não tenham chegado ao Brasil e de minimizar a capacidade de disseminação daquelas que, infelizmente, já penetraram em algumas regiões produtoras brasileiras”, explica.

Histórico
Serão dois dias de conferências, painéis e apresentações de trabalhos científicos em formato de pôster sobre fitossanidade de fruteiras em geral, com ênfase em pragas quarentenárias, como monilíase (cacaueiro), raça 4 tropical de Fusarium oxysporum f. sp. cubense (bananeira), mosca da carambola, moscas-das-frutas, mal de pierce (videira) e amarelecimento letal (coqueiro). No último dia, a programação inclui uma visita às instalações da Embrapa Mandioca e Fruticultura, em Cruz das Almas.

O simpósio diferencia-se dos congressos internacionais de fruticultura organizados pela SBF por ter o propósito de discutir temas específicos dentro da área. A primeira edição foi realizada em outubro de 2011, em Campinas (SP), e o tema central foi o avanço tecnológico na produção frutícola. A segunda edição foi realizada em outubro de 2013, em Jaboticabal (SP), tendo como tema as fruteiras exóticas, incluindo as nativas. Mais informações estão disponíveis no endereço http://www.sinfrut2015.com.br .

Jornal da Chapada

| Bem vindo ao espaço virtual do JORNAL DA CHAPADA |

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios