Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Corrente do PT, EPS reúne militância da região em Itaberaba e traça caminho para 2016

foto
Petistas se reúnem e debatem atual situação sociopolítica do país e apontam estratégias para o pleito do ano que vem | FOTO: Jornal da Chapada |

Na Chapada Diamantina, o domingo (30) foi de articulação política para os dirigentes da Esquerda Popular Socialista (EPS), tendência interna do Partido dos Trabalhadores (PT). Em plenária realizada no município de Itaberaba, no espaço Bitt Fest, a EPS, liderada na região pelo prefeito de Boa Vista do Tupim, João Durval Passos Trabuco (Gidu do PT), reuniu membros da corrente de Itaberaba, Wagner, Utinga, Mucugê, Itaetê, Iramaia, Maracás, Nova Redenção, Lajedo do Tabocal, Ruy Barbosa, Iaçu, Boa Vista do Tupim entre outros. No contexto estadual, a corrente tem como referência o deputado federal e líder do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Valmir Assunção (PT-BA).

De acordo com os organizadores, o objetivo da plenária territorial foi dialogar com as lideranças municipais e traçar um caminho para as eleições de 2016, garantindo a unidade e o fortalecimento do PT nos municípios que compõem o território. “A EPS vem realizando um conjunto de encontros regionais para organizar o nosso partido para além da eleição, debatendo a conjuntura, fortalecendo os nossos governos e conclamando a militância por meio dos movimentos sociais”, aponta Ivan Alex, um dos idealizadores da EPS na Bahia.

O prefeito de Boa Vista do Tupim e a secretária de Promoção da Igualdade Racial | FOTO: Divulgação |

Dentre as lideranças regionais presentes ao evento, destaque para o prefeito Gidu do PT, além do professor Valdes Brito, gerente regional da CAR e segundo colocado no pleito municipal de 2012, em Itaetê. Ainda se fez presente, o presidente do PT de Itaetê, Nestor Cambui Neto, o líder político Luciano Carneiro, além do representante do deputado Valmir Assunção em Itaberaba, o odontólogo Ricardo Mascarenhas (sem partido), e mais lideranças municipais, políticas, sociais e comunitárias.

A mesa de abertura do evento foi composta por lideranças estaduais da EPS como Vera Lúcia Barbosa, a popular Lucinha do MST, que ocupa atualmente o cargo de secretária de Promoção da Igualdade Racial do Governo Rui Costa e de Ivan Alex, que também é assessor especial do governador. Fez parte da mesa ainda o prefeito Gidu, a coordenadora estadual MST na Chapada Diamantina, Domingas Farias, a assessora da prefeitura de Boa Vista do Tupim, Iana Fraga, e José Antônio Mascarenhas (Zé do Bem), tesoureiro do PT de Itaberaba.

Militantes da EPS durante plenária no município de Itaberaba | FOTO: Divulgação |

“O nosso partido é organizado por tendências setoriais, e eventos como esse, servem para revigorar o partido. É importante a realização desse debate interno para a organização do partido para o próximo processo eleitoral. Por outro lado, é sempre bom voltar a Itaberaba, seja de forma institucional ou partidária. Costumo dizer que minha primeira casa é o extremo sul, mas a segunda é Itaberaba e a Chapada Diamantina”, declara Lucinha.

Durante o evento, a petista ainda fez um pronunciamento reafirmando o compromisso com o PT e ressaltando a atual conjuntura como “uma manobra midiática da oposição para tentar desestabilizar a administração da presidente Dilma Rousseff”. “Onde existem seres humanos juntos, erros terão, digo isso porque na conjuntura, quem errou, quem roubou, que pague pelos seus erros. Agora, não podemos esquecer que se hoje presidentes de empreiteiras estão na cadeia, este legado é do nosso partido, é da presidente Dilma”, completa Lucinha.

O assessor especial do governador Rui Costa e membro da corrente petista, Ivan Alex | FOTO: Jornal da Chapada |

Prestigiaram o evento ainda, o chefe de gabinete do deputado Valmir Assunção, Gabriel Oliveira, e o líder da Juventude do PT (JPT) na Bahia, Yuri Brito, que destacou a luta dos jovens e dos movimentos sociais na ascensão do PT aos governos. “É fundamental que o partido dê nesse momento prioridade a nossa juventude, que é a maior parcela da população brasileira. É importante que lembremos a esses jovens como as administrações do nosso partido mudaram a cara da sociedade, garantindo a implantação de parte de nosso projeto de governo”, destaca Brito, em pronunciamento.

Ao se pronunciar, Gabriel Oliveira justificou a ausência de Valmir Assunção, que cumpriu agendas no extremo sul da Bahia, e ainda fez uma minuciosa análise da conjuntura partidária, contemplando todas as forças e ressaltando o compromisso da parceria do mandato de Assunção com os movimentos sociais na Chapada Diamantina. Vale destacar que a plenária da EPS na Chapada Diamantina foi animada pela eclética cantora, Camila Santiago, do município de Ruy Barbosa.

Jornal da Chapada

Confira mais imagens da plenária da EPS em Itaberaba:

1 / 8
Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas