Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Festival de Lençóis atrai turistas no feriadão de outubro; confira opções de passeios

Ribeirão do Meio é um dos picos mais visitados para quem vai até Lençóis | FOTO: Chapada Adventure |

foto2
Ribeirão do Meio é um dos pontos turísticos em Lençóis | FOTO: Reprodução/Chapada Adventure |

O tradicional Festival de Lençóis está chegando, será no feriadão de 9 a 11 de outubro, e já está na hora de se programar para além de curtir os shows e a programação cultural conhecer as belezas naturais desta cidade, conhecida como a capital da Chapada Diamantina. Este título foi concedido porque a cidade dispõe de infraestrutura com capacidade para atender turistas de todas as partes do mundo, com aeroporto a 20 quilômetros da sede, dois mil leitos oficiais de variados tipos de hospedagem, agências e guias, culinária regional, nacional e internacional, internet e todos os sinais de celular.

Além disso, o município de Lençóis – a 412 quilômetros de Salvador, é ponto de partida para diversos programas pela região. Tombada pelo Patrimônio Histórico Nacional desde 1973, a cidade preserva o casario colonial do final do século XIX, época em que viveu os tempos áureos do garimpo na região. Com o término da mineração e a criação do Parque Nacional da Chapada Diamantina, o turismo tornou-se uma nova fonte de desenvolvimento para a região.

O festival movimenta a economia e atrai visitantes de diferentes regiões da Bahia e do país | FOTO: Reprodução/Rita Barreto |

Leia também:
Chapada: Festival de Lençóis anuncia os shows de Léo Jaime e BaianaSystem; confira novidades

Brasil Ride movimenta as trilhas da Chapada Diamantina entre 17 e 24 de outubro

Estrada Real está sendo resgatada pelo governo para alavancar turismo na Chapada Diamantina

Vale do Capão tem trilhas para cachoeiras e histórias da Chapada Diamantina

Chapada: Gentio do Ouro revela histórias e pinturas antigas entre cânions e serras

Mergulho em cavernas e grutas atrai turistas e aventureiros para a Chapada Diamantina

A cidade possui mais de 20 atrativos naturais de fácil acesso ao seu redor. Mas para quem quer conciliar a programação do Festival com os passeios na natureza, existem muitas opções de atrativos que estão localizados próximo ao perímetro urbano, como os poços do Serrano. Selecionamos algumas opções, confira aqui e, depois, consulte as agências de turismo para mais informações, como valores, disponibilidade e transporte.

Serrano e Salão de Areias
Uma caminhada de 15 minutos leva você a um dos atrativos mais visitados da cidade. Suas águas escuras descem por pedras e piscinas naturais. Logo acima, fica o Salão de Areias coloridas formadas pela decomposição de rochas e conglomerados de arenito.

Imagem da Cachoeira do Mixila, um dos pontos de difícil acesso, mas de beleza singular | FOTO: Dmitri de Igatu |

Ribeirão do Meio
É um dos locais preferidos dos residentes de Lençóis para relaxar e nadar, possui uma trilha leve e agradável a 3 quilômetros da cidade (aproximadamente uma hora), um poço perfeito para nadar e um tobogã natural. Em determinado ponto da trilha é possível ver antigas ‘Tocas de Garimpeiro’, local usado pelos mineradores como abrigo enquanto estavam garimpando.

Cachoeira Mixila
Um ícone de beleza natural e pouco explorada, ideal para aqueles que gostam de aventura. A caminhada que leva ao local pode ser feita em um dia, mas a maior parte dos guias recomendam passar pelo menos uma noite no local, afinal, no seu trajeto, são muitos os atrativos. A Mixila possui uma beleza extraordinária e um canyon exuberante esconde a cachoeira que deixa qualquer um sem ar de tanta maravilha.

Cachoeira do Sossego
É a maior cachoeira formada pelo Rio Ribeirão e uma das mais belas da cidade. A trilha de 7 quilômetros, sai de Lençóis e é percorrida em 3 horas, indicada para aqueles que têm certo preparo físico. O primeiro terço da caminhada até o rio Ribeirão é leve. A segunda parte, subindo paralelamente ao rio, é moderada. Já na última parte, anda-se de pedra em pedra no leito do rio, entre cânions até chegar à imponente Cachoeira do Sossego e seu poço profundo. Ela tem aproximadamente 30 metros de altura na última queda, e forma um poço grande que temos que atravessar para entrar embaixo da cachoeira.

A Cachoeira Sossego chama atenção pela beleza e pela altura, cerca de 30 metros | FOTO: Emmanuel Oliveira |

Cachoeira da Primavera
Acima da Cachoeirinha, escondida entre os rochedos, uma linda cachoeira dá acesso a um mirante que descortina a vista do vale e da cidade.

Leia também:
Chapada: Cachoeiras da Fumaça e Buracão entre as 15 mais bonitas do Brasil; confira uma das trilhas

Iramaia revela belezas intocáveis da Chapada Diamantina; conheça trilhas na Raposa

Chapada Diamantina é indicada como uma das 20 maravilhas naturais do mundo

Festival de Jazz do Capão acontece em setembro com workshops e shows gratuitos; confira programação

Mucugezinho e Poço do Diabo
O passeio ‘Rio Mucugezinho, Poço do Diabo, Cachoeirinha do Pai Inácio e Morro do Pai Inácio’ começa com uma viagem de 30 minutos de carro, seguida de 30 minutos de caminhada, até a Cachoeirinha do Pai Inácio, local pouco frequentado e ideal para banho. Seguir de carro por 15 minutos até a Cabana do Louro, bom lugar para comprar artesanato local, para uma refeição e um banho no Rio Mucugezinho.

O Morro do Pai Inácio fica no município de Palmeiras, mas próximo de Lençóis | FOTO: Reprodução |

Seguindo por mais 15 minutos de trilha, chega-se a parte de baixo da Cachoeira do Poço do Diabo, própria para banho e prática de esportes de aventura como tirolesa e rappel, pois possui uma queda d’água de 20 metros de altura. Seguindo de carro por 25 minutos até chegar ao Morro do Pai Inácio, subindo por uma trilha de 20 minutos até o topo da montanha, onde há uma linda vista panorâmica, com direito a um inesquecível pôr do sol.

A viagem de ônibus entre Salvador e Lençóis leva cerca de seis horas. De avião, são 45 minutos.

Confira aqui quais foram as atrações já confirmadas para o 17º Festival de Lençóis.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas