Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Prefeito de Boa Vista do Tupim se compromete em intermediar ações dos sem-tetos

foto
O prefeito Gidu do PT durante reunião com sem-tetos em Boa Vista do Tupim | FOTO: Divulgação |

Em visita ao sem-teto Nova Esperança, na manhã desta sexta-feira (4), o prefeito do município de Boa Vista do Tupim, João Durval Trabuco (Gidu), se comprometeu em intermediar ações para a desapropriação financeira do terreno ocupado. “A prefeitura está aberta para uma negociação junto com o pessoal do governo. Depois que o MST veio para Boa Vista do Tupim, as pessoas começaram a despertar a necessidade de fazer luta social, de lutar pelos seus direitos”, disse.

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), existe cerca de 1.800 famílias sem moradia no município. O assentamento montado há 15 dias abriga 600 famílias em situação precária, de acordo com o movimento. A área invadida foi a fazenda Raposa, localizada entre os bairros Populares e Sol Nascente.

Boa Vista do Tupim é um dos locais que mais mobilizam pessoas em prol de terras | FOTO: Divulgação |

Para a dirigente do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) em Boa Vista do Tupim, Aldeane Lebrão, o município é um dos que mais mobilizam pessoas em prol de terras. “Temos 15 áreas de assentamentos, mas ainda existe gente sem-terras, sem-tetos. Ter o apoio do prefeito é muito importante para que nossos companheiros tenham mais fé em nossas lutas”, afirma.

Durante a reunião, foi lida uma pauta entregue ao prefeito Gidu, pedindo a desapropriação da terra, água, lonas e caminhão. Na próxima semana, um representante do governo do Estado estará no município para intermediar com o proprietário do terreno. Secretários municipais, vereadores e líderes políticos também participaram do encontro.

Confira imagens:

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas