Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Rui Costa consegue reunir diferentes partidos durante visita a Iaçu

foto
O prefeito Nixon Duarte ao lado do governador petista e do deputado do PTN, Alex Lima, durante evento em Iaçu | FOTO: Carol Garcia/GOVBA |

O governador Rui Costa (PT) esteve neste sábado (5) na Chapada Diamantina para entregar a agroindústria no município de Iaçu e, na comitiva, além de secretário de estado e diretores de órgãos ligados ao setor de desenvolvimento rural, também estavam presentes políticos da região e representantes de diferentes municípios.

Como sempre, diplomático e atento aos detalhes da obra, da produção, desde o beneficiamento à comercialização, o chefe do Executivo conseguiu reunir diferentes partidos no palanque montado para a inauguração da fábrica, independente da situação política local. O prefeito de Iaçu, Nixon Duarte, por exemplo, é do PMDB, oposição ao atual governo petista na Bahia, o deputado estadual Alex Lima é do PTN, atualmente na base, mas teve algumas perdas ao assumir ser governista, e o presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, Marcelo Nilo, que é do PDT, até então.

O deputado estadual Alex Lima à esquerda na imagem | FOTO: Carol Garcia/GOVBA |

Discreto e sem se importar com a diversidade, o governador visitou a fábrica de barras de cereais com técnicos da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), e falou do reforço que será para a agricultura familiar, em Iaçu, com a produção de frutas na região de Itaberaba e Chapada Diamantina.

“A Bahia é o estado com maior número de agricultores, com 700 mil famílias. Estamos falando de 2,8 milhões de pessoas que dependem da agricultura para sobreviver e até então boa parte da receita ficava com o atravessador ou produtores que beneficiavam a produção. Queremos transferir esses recursos para a agricultura familiar melhorando a comercialização e o beneficiamento”, aponta Rui Costa.

Rui Costa também visitou unidade educacional neste sábado | FOTO: Carol Garcia/GOVBA |

Ao lado do governador, o deputado estadual Alex Lima marcou presença e foi o representante do PTN na região. Segundo ele, Iaçu recebe um grande investimento que vai contribuir para o desenvolvimento econômico da Chapada Diamantina. “Além disso, a agricultura familiar ganhou mais um reforço com a entrega de veículos para cooperativas e associações da região”, diz.

Em nota enviada para a imprensa, Lima aponta que foi “bem recepcionado no município”, e comemorou as ações. “A fábrica de barra de cereais é cooperativada e toda focada no abacaxi, caju e banana, a fim de fortalecer a agricultura familiar. Iaçu merece esse presente, pois é um município muito importante para a Bahia e só tem a crescer com os novos investimentos”, completa.

Visita escolar
Ainda no município de Iaçu, o governador Rui Costa cumpriu a agenda de visitar o Colégio Estadual Lauro Farani Pedreira de Freitas. Dando continuidade aos encontros voltados para conhecer a realidade das unidades de ensino em todo o estado, ele determinou medidas de gestão para o melhor aproveitamento dos espaços na escola. Jornal da Chapada com informações da Secom e de assessoria.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas