Ícone do site Jornal da Chapada

Jacobina: Audiência concentrada acelera o julgamento de processos envolvendo crianças e adolescentes

oto5
A Casa de Acolhimento de Jacobina é a única do centro-norte baiano, por isso, recebe crianças das cidades vizinhas | FOTOS: Divulgação/TJ-BA |

Sob determinação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o juiz da Vara da Infância e Juventude de Jacobina, Luís Henrique Almeida Araújo, realizou novas audiências concentradas na Casa de Acolhimento Construindo o Amanhã, em Jacobina, na Chapada Diamantina, na última sexta-feira (11). A ação, que é uma pauta da comarca, teve o objetivo de acelerar o julgamento de processos envolvendo crianças e adolescentes, e já vem acontecendo há algumas semanas. Segundo a determinação da Justiça, as audiências concentradas devem ser realizadas ao menos uma vez por semestre, preferencialmente nos meses de abril e outubro.

A Casa de Acolhimento de Jacobina é a única do centro-norte baiano, por isso, recebe crianças das cidades vizinhas. O serviço está acolhendo 15 crianças e, recentemente quatro retornaram para seus lares. As audiências foram realizadas na Casa de Acolhimento, pois o lugar permite que as reuniões tenham um lado mais acolhedor, por estar longe do ambiente forense. O juiz Luís Henrique destaca o lado social e afetivo das audiências, “as crianças são ouvidas em um ambiente que lhes é familiar, em meio a risos e gestos descontraídos, delas e das demais que vivem na casa de acolhimento”.

Além do juiz Araújo, também participaram da audiência o desembargador do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) e corregedor das Comarcas do Interior, Salomão Resedá; a promotora Rocio Garcia Matos; a defensora pública Diana Cerqueira Simões dos Reis Suedde; e um psicólogo. Jornal da Chapada com informações do Tribunal da Justiça da Bahia.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas