Chapada: Jovens voltam ao convívio da família em Jacobina após audiências


Cinco jovens de Jacobina, cidade na Chapada Norte, retornaram ao convívio familiar na última semana por conta da atuação da Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE-BA) na comarca local em audiências concentradas na Casa de Convivência da Criança Construindo o Amanhã. Entre eles, está uma adolescente de 16 anos e seu filho de dois anos que estavam acolhidos na referida instituição. Também participaram das audiências o Ministério Público e o Poder Judiciário.
De acordo com a defensora pública Diana Suedde, responsável pela atuação, após tomarem conhecimento dos estudos sociais e participarem das audiências, os familiares das crianças e dos adolescentes tomaram a iniciativa de levar os jovens para seu convívio e continuar o processo educacional. Entre os dias 24 e 28 de abril, a defensora pública também participará de mutirão relacionado aos processos da infância e juventude, quando serão realizadas audiências de instrução e julgamento dos processos relativos da área.
Outra atuação da defensoria baiana em Jacobina permitiu que 10 crianças e adolescentes da Casa de Convivência pudessem ser incluídos no convívio social. Elas foram levadas ao estádio Municipal José Rocha para assistirem à partida entre Jacobina e Vitória pelo Campeonato Baiano de Futebol. Para o defensor público Vinícius Accioly, a atuação extrajudicial da Defensoria na comarca é fundamental. “Principalmente, a de inclusão social em colocar esses jovens em contato com o esporte”, destacou. Jornal da Chapada com informações da Defensoria Pública.