Ícone do site Jornal da Chapada

Itaberaba: Alunos com necessidades especiais aprendem noções de trânsito em ação do Detran

foto5
Pedagoga se reuniu separadamente com as crianças com deficiências, onde prevaleceu o clima lúdico, para passar noções de trânsito | FOTO: Divulgação |

Contar histórias e estimular jogos educativos foram os meios escolhidos pela pedagoga da Caravana do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-BA), Lise Gama, para ensinar noções de mobilidade e cidadania aos alunos da Escola Municipal Cora Ribeiro, no município de Itaberaba, na Chapada Diamantina, na última quarta-feira (16). A escola atende também alunos com necessidades especiais. A pedagoga se reuniu separadamente com as crianças com deficiências, onde prevaleceu o clima lúdico, para passar noções de trânsito. “Essa foi a minha primeira experiência com crianças autistas e com deficiências visuais e motoras. Através do lúdico, consegui respeitar a particularidade de cada uma e alcançar o objetivo proposto pelo trabalho do Detran”, declara.

A diretora da escola, Mércia Almeida da Silva, contou que enfrentou dificuldades para incluir crianças deficientes no quadro de alunos. “Não foi fácil, mas vencemos. Hoje, a nossa escola atende dez crianças com algum tipo de deficiência. Essa atividade do Detran vai fazer uma grande diferença no desenvolvimento delas. Estou feliz e agradecida”. “Quando eu crescer, vou trabalhar para comprar um carro que possa dirigir, fazendo o que aprendi na aula de hoje”, diz o estudante do 4 º ano, Ramon dos Santos de Souza, 11 anos, que nasceu com atrofia nas pernas.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas