Ícone do site Jornal da Chapada

Boa Vista do Tupim: Sindicato rural realiza duas assembleias e aprova adequação do estatuto e previsão orçamentária

foto5
Tanto a adequação do estatuto quanto a previsão orçamentária foram aprovadas por unanimidade pelos sindicalistas | FOTO: Jornal da Chapada |

O Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STR) do município de Boa Vista do Tupim, na Chapada Diamantina, realizou na última sexta-feira (18) duas assembleias: uma geral extraordinária e outra geral ordinária. As reuniões sindicais aconteceram no espaço da sede do sindicato, no auditório denominado de Alfredo Francelino Moreira, onde os sindicalistas aprovaram a adequação do estatuto da entidade e a previsão orçamentária.

Na Assembleia Geral Extraordinária, os trabalhadores discutiram, votaram e aprovaram as alterações estatutárias que permitem adequar a entidade sindical às normas vigentes de acordo com o Ministério do Trabalho. Foi alterado a sua representação sindical profissional para a categoria dos trabalhadores rurais agricultores e agricultoras familiares, proprietários ou não, que exerçam suas atividades no meio rural, individualmente ou em regime de economia familiar, nos termos do Decreto Lei 1166/1971, ativos e aposentados, no município de Boa Vista do Tupim.

“O STR de Boa Vista do Tupim é formado por todo tipo de trabalhadores rurais, mas depois das mudanças no estatuto, não filiaremos mais os trabalhadores assalariados rurais, só os agricultores e agricultoras familiares, que não tenham vínculos empregatícios. Essa medida visa resguardar nossa entidade e proteger os associados da sanha de pessoas inescrupulosas, que estão criando sindicatos em alcovas, para manobrar politicamente nossos trabalhadores. Com essa medida, garantimos, dentro da Lei, a existência e fortalecimento da entidade que existe há mais de 30 anos”, informa o presidente do STR, João Aparecido Teixeira dos Santos.

As assembleias foram conduzidas pela diretoria presidida por João Aparecido Teixeira | FOTO: Jornal da Chapada |

A alteração estatutária foi aprovada por unanimidade dos presentes, passando o STR agora a denominação de Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares de Boa Vista do Tupim. Já na Assembleia Geral Ordinária, realizada também com um surpreendente quórum, teve o objetivo de discutir, votar e aprovar a previsão orçamentária para o exercício financeiro do ano de 2016. Durante a reunião, o contador e o presidente do STR leram a previsão orçamentária, destacando receitas e despesas, além de anunciarem novos investimentos para a entidade como a aquisição de um novo carro, substituindo o Uno Mille por uma pick up Strada cabine dupla.

De acordo com a direção do sindicato, a troca de veículos é para manter um transporte utilitário para servir os trabalhadores. A previsão orçamentária para o ano de 2016 e todas as medidas anunciadas pela diretoria sindical, foram também aprovadas por unanimidade dos associados presentes.

O presidente da Fetag/Bahia, Cláudio Bastos declarou apoio irrestrito ao sindicato rural de Boa Vista do Tupim | FOTO: Jornal da Chapada |

Detalhes das assembleias
As assembleias da STR contaram com a presença dos associados entre eles os trabalhadores e trabalhadoras rurais, ativos, inativos, aposentados rurais, agricultores e agricultoras familiares. Em demonstração à credibilidade regional que tem, prestigiaram as assembleias sindicais do STR, presidentes de entidades e parceiras, como a Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetag/Bahia), presidida por Cláudio Bastos, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ibiquera, Atevaldo Alves da Silva, que estava acompanhado de Roberto Nascimento da Cruz, presidente da Associação do Assentamento Muduri. Também estiveram o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Utinga, Erenilton Sena, além de Aline Raquel Hora Benevides, presidente do Sindicato Rural de Wagner, e Juarez Almeida Souza, vereador do PC do B do município de Wagner.

Os encontros da STR também foram prestigiados por colaboradores e prestadores de serviços da entidade, como a assessora jurídica, doutora Renaldir Coelho, o secretário-geral e o assessor regional da Fetag/Bahia, José Fernandes Mendes (Zequinha). Ainda estiveram presentes a atual presidente do Sindicato de Iraquara e o presidente do Polo Sindical da Chapada Diamantina, Suede de Jesus Neves Filho, além do assessor contábil, Paulinho Teles, e Izania Silva dos Santos, representante da Auto Escola Dinâmica (Itaberaba).

Durante as assembleias, os representantes presentes usaram a palavra para defender a legitimidade do STR, para avalizar seu crescimento e desenvolvimento nos mandatos da diretoria presidida por João Aparecido. Reafirmando a parceria, o presidente da Fetag/Bahia, Cláudio Bastos elogiou a atual direção e apontou para a autonomia do sindicato rural em Boa Vista do Tupim.

O diretor de Esportes de Boa Vista do Tupim também levou seu apoio à diretoria do STR | FOTO: Jornal da Chapada |

“Estamos aqui para dizer que vamos continuar apoiando efetivamente este sindicato e esta diretoria presidida por João, porque sabemos da seriedade do seu trabalho, da competência, da grandeza que ele tem na construção a frente desta entidade. Portanto, queria parabenizar mais uma vez a todos que estão presentes para prestigiar estas assembleias e dizer que contem sempre conosco, tanto para construir um sindicato cada vez mais forte, combativo e atuante, como também para que possamos construir uma Boa Vista do Tupim melhor e mais desenvolvida”, ressalta o presidente da Fetag. Cláudio Bastos também pontuou a conjuntura nacional, ressaltando os benefícios que contemplam hoje os trabalhadores e trabalhadoras rurais da agricultura familiar.

O momento mais emocionante das assembleias foi quando um membro da diretoria lançou uma campanha de ajuda a uma criança com câncer. A iniciativa solidária foi acolhida e apoiada financeiramente por todos os agricultores e agricultoras familiares. No final do evento, os associados em dias com suas mensalidades participaram de sorteios de brindes. As assembleias do STR foram concluídas com um coffee break.

Sobre o sindicato
Para quem não sabe, o agora Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares de Boa Vista do Tupim (STR) foi fundado em 24 de fevereiro de 1979, e é uma entidade filiada ao Polo Sindical da Chapada Diamantina, com sede em Seabra, à Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Estado da Bahia (Fetag/Bahia) e à Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag). Atualmente a diretoria do STR é composta por 22 membros, dentre eles o presidente João Aparecido Teixeira da Silva, a secretária-geral Cristiane Santos da Silva e a secretária de Finanças, Nelma da Conceição Oliveira.

Jornal da Chapada

1 / 11
Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas