Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Observatório promove encontro com artistas e empreendedores em Lençóis

Lençóis foi criticada em quase todas as áreas do convívio social | FOTO: Jornal da Chapada |

foto 1
O encontro será realizado no Campus da Uefs, em Lençóis, e integra o processo de consolidação do polo do Obec-BA na Chapada | FOTO: Jornal da Chapada |

Nesta quinta e sexta-feira (24 e 25), o município de Lençóis, na Chapada Diamantina, abriga um encontro que vai construir o inventariado da economia criativa na região. O evento é promovido pelo Observatório de Economia Criativa da Bahia (Obec-BA) e é voltado para atores culturais e empreendedores. Entre as atividades previstas, estão o mapeamento e a avaliação da atividade criativa na Chapada.

De acordo com informações enviadas ao Jornal da Chapada, todas as ações relacionadas ao patrimônio natural e construídas por artistas e artesãos, que dominam tecnologias tradicionais ou de vanguarda, serão consideradas como economia criativa. Além disso, experiências no campo de qualificações e organização de atores, experiências de trabalho conjunto, inserção no mercado local, e atividades afins também são de interesse para o inventario.

O encontro será realizado no Campus Avançado da Uefs na Chapada Diamantina e integra o processo de consolidação do polo do Obec-BA na Chapada Diamantina. O observatório tem sede no Instituto de Humanidades, Artes e Ciências (IHAC), da Universidade Federal da Bahia (UFBA), e é uma ação cooperada entre a UFBA e o Ministério da Cultura. Deverão participar do encontro as professoras Lúcia Maria Aquino de Queiroz e Elisabeth Loiola.

A Ufba mantém, desde 2014, um acordo de cooperação técnica, científica e cultural com o poder público de Lençóis para o desenvolvimento de projeto sobre a economia criativa no território. Em agosto, a Secretaria de Cultura do Estado (Secult-BA) também realizou formação estruturante para os empreendedores criativos da Chapada Diamantina no município, com aproximadamente 50 participantes.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas