Chapada Diamantina recebe segundo módulo de formação em economia criativa

Postado em ago 13 2015 - 2:04pm por Jornal da Chapada
forma1

Formação em Gestão de Empreendimentos Criativos, realizada pelo escritório Bahia Criativa, acontece durante o mês de agosto, em Lençóis | FOTO: Ricardo Marques |

O escritório Bahia Criativa realiza nesta semana em Lençóis, na Chapada Diamantina, o segundo módulo da formação em Gestão de Empreendimentos Criativos. Uma das parceiras da atividade, a unidade regional do Sebrae, organizou nesta quinta-feira (13), duas oficinas sobre empreendedorismo. Na sexta-feira (14), a assessora de gestão social do Núcleo de Desenvolvimento Territorial da Chapada Diamantina (Ifba Seabra), Melissa Zonzon, realizará palestra sobre financiamentos de empreendimentos criativos. As oficinas do Sebrae terão capacidade para 30 pessoas. Durante a manhã acontecerá atividade sobre a importância do empreendedorismo, enquanto à tarde a formalização de empreendimentos será discutida.

foto3

Atividades da formação estão acontecendo na Casa Afrânio Peixoto (FPC-SecultBA), em Lençóis, na Chapada Diamantina | FOTO: Ricardo Marques |

Entre os temas que serão abordados na palestra de sexta-feira (14) estão as estratégias de financiamento e de captação, os patrocínios direto ou incentivado e editais de fomento. A responsável pela atividade, Melissa Zonzon, também é uma das coordenadoras do projeto para a geração de renda a partir do artesanato na comunidade quilombola do Corcovado, no município de Palmeiras. As atividades da formação estruturante do escritório Bahia Criativa na Chapada Diamantina acontecem no auditório da Casa Afrânio Peixoto, na praça do Rosário, das 8h30 as 18h e são gratuitas.

O terceiro módulo da formação acontece dias 21 e 22 de agosto e tratará sobre gestão, orçamentária, econômica e financeira e contabilidade. O quarto e último módulo será realizado dias 27, 28 e 29 de agosto, com a participação do diretor do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências (IHAC), da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Messias Bandeira. Consulte mais informações no blog chapadacultural.blogspot.com.br.

foto

O consultor do Bahia Criativa e do Sebrae, Luiz Alencar, realizou a palestra de abertura da formação| FOTO: Ricardo Marques |

Curso
A formação em Gestão de Empreendimentos Criativos na Chapada Diamantina é uma iniciativa do escritório Bahia Criativa, órgão vinculado à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), e tem as parcerias do Sebrae e do Observatório da Economia Criativa do Estado (OBEC-BA). O primeiro módulo da formação, realizado nos dias 6, 7 e 8 no município de Lençóis, atraiu diversos empreendedores do território. A palestra de abertura foi realizada pelo consultor do Bahia Criativa e Sebrae e sócio da Mestiça Soluções Criativas, Luis Alencar, que forneceu um panorama geral sobre a economia criativa.

foto6

Pedro Jatobá, da Produtora Colaborativa PE, ministrou o módulo sobre planejamento de empreendimentos criativos, na Chapada Diamantina | FOTO: Ricardo Marques |

Nos dias seguintes Pedro Jatobá, da Produtora Colaborativa PE, apresentou conceitos e práticas para o planejamento de empreendimentos criativos. Jatobá também realizou uma dinâmica de aprendizagem para o uso da plataforma Corais, que, baseada em tecnologias livres, permite a construção colaborativa de projetos online. Confira mais em: corais.org.

Continuidade
A expectativa da SecultBA é que a partir da formação estruturante que está sendo realizada em Lençóis, minicursos sobre a economia criativa do território da Chapada Diamantina sejam realizados nos demais municípios do território em parceria com o OBEC-BA. Texto de Vinicius Morende.

Serviço:
Formação em Gestão de Empreendimentos Criativos (Escritório Bahia Criativa – SecultBA)
Quando:
Módulo 2 – 13 e 14/08 (Empreendedorismo e formalização; e financiamento);
Módulo 3 – 21 e 22/08 (Gestão, orçamentária, econômica e financeira e contabilidade);
Módulo 4 – 27 e 28/08 (Gestão de pessoas, operações e logística)
Encerramento – 29/08 (Visita técnica e palestra de encerramento: Messias Bandeira – IHAC/UFBA)
Horário: das 8h30 as 18h
Onde: Auditório da Casa Afrânio Peixoto (pça do Rosário, s/n), Lençóis – Chapada Diamantina
Mais informações: [email protected]; [email protected]; ou chapadacultural.blogspot.com.br

Sobre o Autor

| Bem vindo ao espaço virtual do JORNAL DA CHAPADA |

Deixe Uma Resposta

Você deve ser logando em para postar um comentário.