Ícone do site Jornal da Chapada

Diálogos Formativos discutem educação para diversidade nas escolas

foto5
O encerramento desta 1ª edição aconteceu na terça-feira (23), em Salvador (NRE 26) e em Barreiras (NRE 11), no oeste do estado | FOTO: Ascom/Educação |

A educação para a diversidade entrou na pauta de trabalho dos técnicos da rede estadual de ensino que atuam nos Núcleos Regionais de Educação (NRE). Durante os últimos três meses, na capital e interior, eles participaram da 1ª edição dos Diálogos Formativos/Caravana Educativa, promovidos pela Secretaria da Educação do Estado, em parceria com a Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi). A iniciativa busca fomentar a educação para as relações étnico-raciais, de gênero e sexualidades e combater práticas discriminatórias no ambiente escolar.

O encerramento desta 1ª edição aconteceu na terça-feira (23), em Salvador (NRE 26) e em Barreiras (NRE 11), no oeste do estado. A coordenadora de Educação para a Diversidade, da Secretaria da Educação, Érica Capinana, disse que “a adesão foi muito positiva. Tivemos a participação de professores, mas sobretudo, de técnicos da Coordenação de Desenvolvimento da Educação Básica”.

Segundo ela, o mais interessante foi perceber o quanto os professores desejam discutir a educação para a diversidade e olhar para o seu planejamento pedagógico e a escolha do conteúdo de uma forma diferenciada, que enxergue o estudante como um sujeito político, integrante de um território de identidade, que é quilombola, é LGBT, índio, pessoa com deficiência ou jovem e adulto”.

Durante a ação, a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte do Estado (Setre) também foi incorporada ao projeto com a exibição do filme-documentário ‘A Cor do Trabalho’, do diretor Antônio Olavo, que retrata a ascensão do negro na sociedade brasileira, por meio de personagens reais que se destacaram na história e na contemporaneidade.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas