Chapada: Secretaria Estadual de Educação promove Caravana da Igualdade em quilombos de Jacobina

Postado em jul 24 2017 - 3:22pm por Jornal da Chapada
sec

A ação reuniu estudantes, professores e quilombolas, no Centro de Convivência Quilombo Erê e no Quilombo dos Coqueiros (distrito de Mirangaba), na região da Chapada Diamantina | FOTO: Divulgação/SEC |

A Educação Escolar Quilombola e a Educação para a Diversidade foram temas abordados em mais uma edição da Caravana da Igualdade/Diálogos Formativos, realizada de 20 a 22 de julho, em Jacobina. A ação, promovida em articulação pelas Secretarias da Educação (SEC) e do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte do Estado (Setre), reuniu estudantes, professores e quilombolas, no Centro de Convivência Quilombo Erê e no Quilombo dos Coqueiros (distrito de Mirangaba), na região da Chapada Diamantina (Núcleo Territorial de Educação – NTE 16).

Além das diretrizes da Educação Quilombola, os participantes abordaram a importância do registro dos dados escolares no Censo da Educação Básica e assuntos voltados para diversidade, gênero e sexualidade e economia solidária. Segundo a técnica da Educação para a Diversidade, Jacqueline Lemos, a ação amplia o acesso dos gestores, professores, estudantes e lideranças comunitárias sobre diferentes aspectos da Educação Escolar Quilombola.

“Tivemos uma equipe que incluiu Sandréia Nunes, diretora do NTE 16, e André Ferreira, da Setre, para abrangermos assuntos que possam contribuir no desenvolvimento dos quilombos. Enfatizamos a importância do registro no Censo Escolar e destacamos a plena implantação das diretrizes quilombolas e para diversidade nas unidades escolares”, ressaltou.

A Caravana da Igualdade/ Diálogos Formativos é realizada desde 2015 e tem como objetivo dialogar com os temas relacionados à Educação para a igualdade de direitos nas relações étnico-raciais e de gênero e sexualidade (Lei nº 10.630/03), ao ensino da História e da Cultura Afro-brasileira (Lei nº 11.645/08), à Educação Escolar Quilombola, bem como à Economia Solidária. As informações são da SEC.

Sobre o Autor

| Bem vindo ao espaço virtual do JORNAL DA CHAPADA |

Deixe Uma Resposta

Você deve ser logando em para postar um comentário.