Preocupado com a atual situação do Rio São Francisco, o deputado estadual Fábio Souto (DEM) abordou o tema em seu discurso, na segunda-feira (28), na tribuna da Assembleia Legislativa. O parlamentar chamou a atenção do Governo Estadual para buscar, junto ao Governo Federal, maneiras imediatas para a situação, evitando que o quadro piore ainda mais.
“Ao visitar cidades do interior, observo o aumento da degradação deste rio tão importante para nosso estado e para o Brasil. Precisamos cobrar do governador soluções para a transposição do Rio São Francisco ou saber se haverá uma grande revitalização que recupere, de fato, este importante afluxo”, destacou.
Souto ressaltou, ainda, o cenário do Lago de Sobradinho. De acordo com o parlamentar, o sofrimento da população que vive no entorno da região só aumenta. “Os agricultores não têm mais condições de irrigar suas plantações, eles não produzem mais riquezas para aquela região. O Lago de Sobradinho possui hoje 9% de sua capacidade e, se continuar como está, entrará no volume morto até o final do ano. Conclamo ao governador do Estado e ao secretário de meio ambiente, atitudes drásticas para revertemos esta situação”, concluiu.