Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Estado apresenta programa Educar para Transformar a conselheiros municipais em Jacobina

foto5
Pesquisa da ANA registra que mais de 70% das crianças até os 8 anos, no estado, ainda não dominam a leitura | FOTO: Amanda Oliveira/GOVBA |

O Programa Educar para Transformar – um Pacto pela Educação foi apresentado aos participantes da XVI Reunião Conjunta do Conselho Estadual com os Conselhos Municipais de Educação, que continua até esta terça-feira (6), em Jacobina, no centro norte baiano. O Conselho Estadual de Educação (CEE) fez a apresentação na abertura do encontro no domingo (4) à noite. Na ocasião, o secretário da Educação do Estado, Osvaldo Barreto, apresentou dados da Avaliação Nacional da Alfabetização 2014 (ANA). São indicadores sobre a alfabetização nas escolas públicas, com o desempenho dos alunos do 3º ano do ensino fundamental em Língua Portuguesa (leitura e escrita) e Matemática. A pesquisa da ANA registra que mais de 70% das crianças até os 8 anos, no estado, ainda não dominam a leitura.

“A Bahia precisa superar esta realidade e o caminho é a colaboração entre o Estado e os municípios”, disse o secretário. Segundo ele, os municípios são responsáveis por 13 anos da vida escolar das crianças. “É fundamental atuarmos juntos para melhorar a educação na base, pois só assim podemos assegurar o sucesso no percurso escolar dos nossos estudantes”. Osvaldo Barreto falou também sobre o programa Educar para Transformar – um Pacto pela Educação, que tem a adesão de mais de 300 municípios, no regime de colaboração com o Estado, pela melhoria da educação pública.

Participantes
Mais de 120 municípios estão representados, no encontro, por secretários municipais da educação, presidentes de conselhos municipais, diretores de escolas, estudiosos e gestores da educação. Este ano o tema principal das palestras, oficinas e debates é a ‘Universalização e Qualidade da Educação Básica’.

De acordo com a presidente do CEE, professora Ana Maria Silva Teixeira, “esta é mais uma oportunidade para se estreitar laços entre o Conselho Estadual e os diversos setores que atuam de forma prática na educação. Colocamos o CEE à disposição da educação de nosso Estado, oferecendo conteúdos e buscando responder a dúvidas vindas de todas as cidades da Bahia”,

Para o prefeito de Jacobina, Rui Macedo, “apesar dos altos investimentos realizados na educação, nos últimos anos, os indicadores educacionais ainda estão a desejar”. Ele falou da necessidade da união de todos os segmentos e poderes públicos. “Precisamos ver, em cada um de nós, representantes dos municípios e Estado, uma luta permanente para saber o que fazer para melhorar a educação”.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas