CidadesCuriosidadesEconomiaMenu Principal

Bahia deve receber 4,9 milhões de turistas no Verão

foto5 Para o secretário de Turismo, Nelson Pelegrino, o cenário econômico mundial coloca a Bahia em uma posição de destaque entre os destinos mais interessantes | FOTO: Raul Golinelli/GOVBA |

Clima tropical, belezas naturais, cultura, gastronomia e lazer. Não faltam motivos para turistas brasileiros e estrangeiros escolherem a Bahia como destino turístico para as férias de verão. Segundo informações da Secretaria de Turismo do Estado (Setur), o território baiano já se prepara para atender 4,9 milhões de visitantes na estação mais quente do ano. A estimativa para o Verão 2015-2016 é 5% maior que o fluxo global registrado na temporada anterior.

Para o secretário de Turismo, Nelson Pelegrino, o cenário econômico mundial coloca a Bahia em uma posição de destaque entre os destinos mais interessantes. O titular da pasta também ressalta as ações do Governo do Estado como fundamentais para promover o território baiano aos olhos dos possíveis visitantes.

“Mais de 50% das pessoas que viajaram para o exterior no ano passado não viajaram esse ano. Isso faz com que a gente perceba a inclinação para o turismo interno. Além disso, com a alta do dólar, o turista estrangeiro está com condições de aproveitar o melhor que a Bahia pode oferecer. A Bahia está bem apresentada ao mundo e a expectativa é a melhor possível”, destaca Pelegrino.

Ocupação hoteleira
A alta do dólar é um fator que foi levado em conta na estimativa, por tornar mais cara a viagem para o exterior. Outra variável considerada pela secretaria foi o aumento da ocupação hoteleira nas cidades de grande apelo turístico durante o feriado de Nossa Senhora Aparecida. Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis na Bahia (ABIH), em Salvador, 74% dos quase 40 mil leitos foram ocupados nos dias 10,11 e 12 de outubro. O bairro soteropolitano mais procurado foi Itapuã, com 100% de ocupação no feriado prolongado, seguido por Barra/Ondina, com 86%; e Rio Vermelho, com 81%.

No mesmo período, ainda de acordo com a ABIH, regiões do estado com foco em turismo de praia e sol, como Praia do Forte, Morro de São Paulo, Porto Seguro, Ilhéus e Itacaré registraram números animadores para o setor hoteleiro, que estava em baixa nos meses anteriores. Os três primeiros alcançaram uma taxa de ocupação de 100%, enquanto os outros dois chegaram a mais de 80%.

Eventos no interior
A oferta de grandes eventos na Bahia também chama a atenção dos visitantes. No período em que foi realizado o Festival de Lençóis, entre os dias 9 e 11 de outubro, os mais de três mil leitos hoteleiros foram 100% ocupados no município de Lençóis. A movimentação provocada pela Festa Literária Internacional de Cachoeira (Flica) também contribui para o aquecimento do setor no Recôncavo Baiano, com mais de 95% da ocupação.

A lotação dos meios de hospedagem entre os dias 26 de outubro a 1º de novembro também está garantida em Itacaré, que recebe o Surf Eco Festival, evento que, com o apoio da Secretaria de Turismo do Estado (Setur), reúne surfistas de todo o mundo na praia de Tiririca e tem programação musical com artistas nacionais.

Jornal da Chapada

| Bem vindo ao espaço virtual do JORNAL DA CHAPADA |

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios