Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: MP realiza curso de educação e consciência ambiental no município de Itaberaba

foto5
O promotor de Justiça Thyego de Oliveira Matos falou sobre ocupação irregular em Áreas de Preservação Permanente | FOTO: Reprodução/MP-BA |

Empreendedores, trabalhadores, prefeitos, secretários municipais de Meio Ambiente e integrantes da região do Médio Paraguaçu participaram do curso ‘Construindo a Consciência Ambiental’, promovido pelo Ministério Público estadual no município de Itaberaba, nos dias 20 e 21 de outubro (segunda e terça-feira), no auditório do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães. O curso foi elaborado pelo Núcleo de Defesa do Rio Paraguaçu (Nurp) e é um desdobramento do programa de Fiscalização Preventiva Integrada (FPI), cuja última etapa fiscalizou doze municípios da região do Médio Paraguaçu. O objetivo do ‘Consciência Ambiental’ é estabelecer um diálogo com a sociedade e discutir possíveis soluções para os problemas identificados durante as operações do FPI.

População acompanhou de perto as palestras com diferentes temas envolvendo o meio ambiente | FOTO: Reprodução/MP-BA |

No primeiro dia do curso, o coordenador do Nurp, promotor de Justiça Thyego de Oliveira Matos, falou sobre ocupação irregular em Áreas de Preservação Permanente (APP). Também houve palestras sobre abate clandestino e comercialização de produtos impróprios para o consumo humano e agrotóxicos, ministradas por fiscais da Agência Estadual de Defesa Agropecuária (Adab). Ainda teve palestra sobre responsabilidade técnica, realizada por representante do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Crea-BA); e sobre tráfico de animais silvestres, por agentes do Ibama da Polícia Federal.

No segundo dia, os temas tratados foram: instrumentos de gestão da água, abordado por representantes do Comitê da Bacia do Rio Paraguaçu (CBHP) e do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema); resíduos sólidos e esgotamento sanitário, pela equipe da Central de Apoio Técnico do MP; e qualidade da água, pela Fundação Nacional da Saúde (Funasa). As informações são do MP-BA.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas