Ícone do site Jornal da Chapada

Valmir: Lula quer a militância defendendo diariamente a democracia e o governo Dilma

foto5
O deputado federal Valmir Assunção e o ex-presidente Lula | FOTO: Vitor Fernandes |

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva iniciou na Bahia um conjunto de ações com deputados do PT que formam a ‘caravana em defesa da democracia’. Como primeiro ato em Salvador, na quinta-feira (22), a iniciativa contou com a participação da militância e de políticos de diferentes estados brasileiros. Presente ao encontro, o deputado federal Valmir Assunção (PT-BA) salienta que a ideia é debater com os segmentos da sociedade o estágio atual da democracia no país, os desafios futuros e mecanismos para fazer a defesa, para que não haja interrupção de governo, devido os ataques constantes que vêm acontecendo por partidos de oposição à gestão Dilma Rousseff.

“Essa atividade em Salvador é de suma importância na reafirmação da manutenção da normalidade democrática no Brasil. É uma bela resposta à tentativa de desestabilização do país, com a presença de atores importantes para além do PT e dos partidos políticos. Essa é a grande marca que o encontro deixa”, afirma Assunção. Para o petista, o movimento em defesa da democracia não é necessariamente um movimento que diz respeito apenas ao PT. “O Partido dos Trabalhadores cumpre seu papel, porque historicamente sempre defendeu a democracia, mas existem muitos outros atores que mostram que esta mobilização é da sociedade, não é específica do PT ou de partidos aliados aos governos do estado e federal”.

A caravana em Salvador foi composta pelo presidente do PT, Rui Falcão, o governador Rui Costa, a senadora Fátima Bezerra (PT-RN), o senador Paulo Rocha (PT-PA), o deputado federal João Daniel (PT-SE), a deputada federal Luizianne Lins (PT-CE), o senador Otto Alencar (PSD-BA) e o presidente da Assembleia Legislativa Marcelo Nilo. Participaram ainda a bancada estadual do PT da Bahia, prefeitos, como Fernanda Silva (Uruçuca) e Gidu (Boa Vista do Tupim), vereadores de Salvador e representantes da cultura, de organizações de esquerda, reitores de universidades, a direção estadual do partido, além do tesoureiro nacional do PT, Márcio Macedo. O vereador da capital Waldir Pires (PT) foi homenageado pelo seu aniversário e por ser símbolo da resistência democrática.

Nesta sexta-feira (23), o ex-presidente Lula participa do seminário sobre educação, às 19 horas, no Hotel Fiesta, também em Salvador. Para a abertura do seminário, o PT da Bahia está convocando a militância, principalmente aqueles que atuam na área da educação, para discutir o plano nacional, os desafios da educação, e tirar metas e encaminhamentos que ajudem os municípios a melhorar neste setor. “O Plano Nacional da Educação é bem avançado, mas precisa ser operacionalizado para viabilizar o que ele se pretende fazer”, completa o deputado Valmir Assunção.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas