Ícone do site Jornal da Chapada

Feriado prolongado movimenta turismo e economia em municípios baianos

Governador Jaques Wagner secretário Marcio Meireles e o secretario Domingos Leonele entregam a igreja reformada em Lençois Na foto: Foto Manu Dias/AGECOM

foto5
A estimativa da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Lençóis é que a ocupação chegue a 80% | FOTO: Manu Dias |

Municípios do interior baiano registram boa taxa de ocupação para o feriado prolongado de Finados. Assim como Itacaré, Morro de São Paulo e Cairu, que tem hotéis e pousadas lotados, outros destinos registram boa procura para o feriadão, que começa neste sábado (31) e vai até segunda (2).

Distante 72 quilômetros de Itacaré, que realiza o Eco Surf Festival, Ilhéus registra 80% de ocupação dos leitos dos cerca de 100 meios de hospedagem, parceiros do Convention Bureau. De acordo com a secretária executiva da instituição, Márcia Torres, hotéis e pousadas do município também têm hospedado turistas que participam do campeonato internacional de surfe na cidade vizinha. A estimativa é que os estabelecimentos fiquem lotados com a chegada de visitantes que compram seus pacotes na última hora. São esperadas 20 mil pessoas.

No extremo sul do estado, Porto Seguro mantém a mesma estimativa do último feriado, o de Nossa Senhora Aparecida (12/10). “Como o movimento na cidade durante os feriados é sempre muito intenso, esse também vai ser bom. A ocupação é de 90%”, explica Wilson Spagnol, presidente da sessão Extremo Sul da Bahia, da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (Abih). Ainda de acordo com o dirigente, os visitantes esperados são baianos e moradores em outros estados, que devem chegar à cidade histórica por via aérea.

Chapada Diamantina
No coração da Bahia e com características regionais propensas ao ecoturismo e ao turismo cultural, o município de Lençóis é outra boa opção para este feriadão. A estimativa da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo da cidade é que a ocupação chegue a 80%. Principal destino da Chapada Diamantina, a cidade possui, aproximadamente, 72 meios de hospedagem entre albergues, campings, pousadas e hotéis, somando uma média de 3 mil leitos.

Leia também:
Festivais de música atraem turistas para a Chapada Diamantina neste feriadão de Finados
Feriadão terá chuva e temperaturas elevadas em grande parte da Bahia
Bahia: Operações especiais de transporte são criadas para dias de folga durante o feriado
Bahia: PRF inicia fiscalização nas estradas para Dia de Finados na sexta-feira

Capital
Já Salvador, com cerca de 40 mil leitos, registra a média de 71,4% de ocupação dos meios de hospedagem, segundo o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis na Bahia (Abih – Bahia), José Manoel Garrido. Com 100% dos quartos ocupados, empreendimentos localizados na região de Itapuã têm o melhor desempenho da cidade, seguidos por hotéis e pousadas no Rio Vermelho (86%), Barra (76%), Centro e Corredor da Vitória (50%) e Pituba e Avenida Tancredo Neves (45%).

A capital baiana foi considerada o destino mais procurado do Nordeste e a sétima do Brasil para este feriadão pela agência de viagens virtual Viajanet. A pesquisa foi realizada pela empresa paulista com 900 empresas aéreas conveniadas.

Litoral Norte
A taxa de ocupação em Praia do Forte, em Mata de São João, é de 95%, segundo estimativa da Associação Comercial e Turística da Praia do Forte (Turisforte). De acordo com o diretor institucional da associação, Firmo Azevedo, a boa ocupação registrada nos últimos feriados já sinaliza uma ótima perspectiva para o verão.

A alta do dólar, segundo Firmo Azevedo, favorece a vinda não apenas do turista estrangeiro, cuja presença já se faz notar na região, como do que vem de outros estados e que não pode viajar para fora do Brasil. O bom fluxo de visitantes movimenta a cadeia produtiva do turismo, como meios de hospedagem, bares, restaurantes e o comércio em geral, incrementando a economia. Com informações da Setur.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas