Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Presidente da brigada de Andaraí denuncia a ‘indústria do fogo’ na região

fotor
O fogo iniciado na região da Garapa, em Andaraí, foi debelado no mesmo dia pela equipe da Cifa | FOTO: Tarcísio Oliveira/Reprodução Facebook |

Após uma série de focos de incêndios que acometeram diferentes municípios da região da Chapada Diamantina, no segundo semestre de 2015, o presidente dos Combatentes de Incêndios Florestais de Andaraí (Cifa), Homero Vieira, analisa esta situação, a qual denominou de ‘indústria do fogo’. Homero também informa que, na última sexta-feira (6), houve um incêndio florestal na área do Garapa, em Andaraí, debelado pela equipe da Cifa no mesmo dia. Esta época do ano, de clima quente e seco, é mais propícia para que pequenas fagulhas se espalhem pela vegetação de forma mais rápida. Além da importância de ações preventivas, para evitar que essas fagulhas se transformem em um incêndio, é necessário o investimento nas brigadas que combatem o fogo.

Homero Vieira é presidente da Brigada Combatentes de Incêndios Florestais de Andaraí | FOTO: Reprodução |

Segundo Homero Vieira, “a eficiência da Brigada Rosely Nunes tem mostrado que a solução para os incêndios florestais na Chapada Diamantina, como há anos vimos enfatizando, é tão somente a instrumentalização e capacitação das brigadas locais”. A Brigada Federal de Assentamento Rosely Nunes pertence ao Prevfogo, órgão vinculado ao Ibama. Ainda de acordo a avaliação de Homero, o Prevfogo tem obtido êxito não só com a Brigada Rosely Nunes, mas com outras brigadas também.

O presidente da Cifa defende que órgãos como o Prevfogo gerencie os combates de incêndios e denuncia a ‘indústria do fogo’. “Os governos Estadual e Federal teimam em ficar com a gerência direta dos incêndios florestais, pois assim podem capitalizar os recursos e usá-los, só Deus sabe como e onde. Transformando os incêndios florestais em uma verdadeira indústria, gerando medo e destruição dos nossos recursos naturais”.

Jornal da Chapada

Confira vídeo gravado por Tarcísio Oliveira no combate ao fogo em Andaraí:

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas