AssessoriaCidadesCuriosidadesMenu Principal

Salvador: Músicos baianos e norte-americanos se encontram em Jam Session

jam
A iniciativa é baseada nas diretrizes do Plano Setorial de Música | FOTO: Meramente Ilustrativa/Ligia Rizerio |

Uma iniciativa voltada para trocas de experiências musicais internacionais reunirá artistas baianos e norte-americanos em uma Mesa de Diálogos e Jam Session no Largo Pedro Archanjo, no Pelourinho. O programa Intercâmbio Cultural, promovido pela Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), com apoio do Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI), acontece nesta quinta-feira (12), das 10h às 14h. Na lista de atrações, os artistas baianos Rafael Pondé, Victor Souza, o Maestro Letieres Leite e seus alunos do CFA, a cantora Carissa Lawrence, o instrumentista Alex Crook (ambos norte-americanos) e a banda da Filadélfia e de Porto Rico De Tierra Caliente. A entrada é franca. A FUNCEB e o CCPI são entidades vinculadas à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SeculBA).

Esta é a segunda etapa deste projeto que está sendo realizado pela Coordenação de Música, em parceria com o Centro de Formação em Artes (CFA) da FUNCEB, para estabelecer novos canais de relacionamento entre artistas da Bahia e dos Estados Unidos. A ação também conta com a cobertura audiovisual da Diretoria de Audiovisual (Dimas), que já registrou o primeiro encontro, ocorrido no dia 5 de novembro, com os artistas citados e o maestro Leitieres Leite numa Master Class, na sede do CFA.

A iniciativa é baseada nas diretrizes do Plano Setorial de Música. Conta com a parceria dos artistas baianos Rafael Pondé e Victor Souza, ambos com experiências bem sucedidas de intercâmbio cultural. “Esta proposta da coordenação de Música é de grande contribuição para todo o processo de formação musical. Com estes músicos baianos que foram para os EUA temos referência da validade disso, do movimento cultural que os editais de intercâmbio podem proporcionar”, considera Marle Macedo, diretora do CFA. Alessandra Pamponet, coordenadora de Música da FUNCEB, afirma que este é um dos principais interesses do setor, de estimular os artistas baianos a levarem sua música para fora, como também receber músicos de fora.

Os artistas:
Rafael Pondé – Cantor, compositor, multi instrumentista e produtor musical de Salvador (BA), fez parte como co-fundador da banda Diamba, além de integrar o Natiruts. Tem músicas gravadas por artistas do Brasil, como Natiruts (DF), Claus e Vanessa (RS), Adão Negro (BA), Manitu (MG), Janaína Moreno (RJ), entre outros. Rafael tem cinco CDs lançados e participou de importantes eventos da música mundial como: Weltkuture (Alemanha-2009), Dia do Brasil (Barcelona-2011), Brazilian Day (Philadelphia-2014), Brazilian Press Awards (Miami- 2015), entre outros. Em 2014 foi contemplado no edital do Conexão Cultural Brasil Intercâmbios da Secretaria de Cultura Criativa (MINC).

Victor Souza – Cantor, compositor, líder da banda Maca Reggae Samba, produtor, tradutor, consultor artístico e agitador cultural, proprietário da S-Connection LLC. Em 1999 Victor fundou seu projeto musical Macaxeira Roots, lançando seu primeiro disco em 2002 (O Mundo Girou). Em 2007 mudou-se para os EUA onde voltou a trabalhar com produção artística e intercâmbio de artes e cultura. Também fundou o recente projeto musical Maca Reggae Samba e sua empresa S-Connection LLC. Com a Maca Reggae Samba, Victor fez, desde 2013, aproximadamente 50 shows em diversas partes do lado Leste dos EUA.

Carissa Lawrence – Cantora norte-americana nascida em Bethlehem (Pennsylvania), filha de pais Jamaicanos, traz na sua voz a dramaticidade das grandes divas do Jazz da sua Pennsylvania natal e o balanço da música do Caribe de onde vieram seus pais. Começou a carreira cantando em corais de igrejas no seu estado-natal e após se mudar para a cidade de Gainesville (Flórida) integrou bandas como: The Swamp Cats, dentre outras. Atualmente desenvolve sua carreira solo em Gainesville.

Alex Crook – Especialista em bateria, recebeu o Bacharelado em Música da Berklee College of Music em 2013, com uma dupla especialização em Jazz Performance (conjunto de tambores) e Produção Eletrônica e Design de Som. Viajou para a Guiné, África Ocidental, para estudar balafon com Abou Sylla e depois se mudou para o Brasil por seis meses, onde estudou maracatu com Jorge Martins e samba percussão com o Mestre Boca Mourão. Agora em Gainesville, Alexander lidera o grupo de hip hop MSNRA (composição, arranjos, bateria e percussão) e executa regionalmente com Famato (Oeste Africano), Macaxeira (Reggae do Brasil), Ramo da pintura (Latin) e Ulisses Rocha Trio (Brazilian Jazz).

De Tierra Caliente – A banda formada na Filadélfia (Pennsylvania) possui melodias cativantes e letras em espanhol, português e inglês que agradam a todos os gostos. Vai da Salsa aos ritmos brasileiros e faz uma fusão rejuvenescedora da música das Américas. Desde sua formação em 2014, este quarteto de Filadélfia e Porto Rico já lançou dois álbuns completos e tocou em mais de 125 shows em cidades de todos os EUA, Colômbia e Porto Rico. De Tierra Caliente oferece o sabor, tempero e alegria de vários países americanos.

SERVIÇO
Programa Intercâmbio Cultural promove Mesa de Diálogo e Jam Session com artistas baianos e norte-americanos
Quando: 12 de novembro, 10h às 14h
Local: Largo Pedro Archanjo (Pelourinho)
Entrada: Gratuita
Público-alvo: músicos, compositores, artistas, produtores culturais e demais profissionais relacionados à música.

Jornal da Chapada

| Bem vindo ao espaço virtual do JORNAL DA CHAPADA |

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios