A Secretaria de Meio Ambiente (Sema), junto com o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), informa que vem reforçando o combate ao incêndio florestal que acomete o município de Ibicoara, na Chapada Diamantina. Visando controlar a situação que atinge a localidade, 30 bombeiros e brigadistas voluntários, além de dois técnicos de Fiscalização da Sema/Inema, atuante no programa Bahia Sem Fogo, realizam o monitoramento e tentam controlar os focos no município.
Nesta terça-feira (10) serão enviados dois aviões Air Tractor e equipamentos de proteção individual e coletiva. Também será deslocado para Ibicoara um grupo de trabalho unificado do Corpo de Bombeiros e do Sistema de Meio Ambiente do Estado da Bahia para verificar a situação e dar continuidade às atividades que estão sendo empregadas no combate.
A Operação Bahia sem Fogo integra e coordena o Comitê Estadual de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais da Bahia formado por representantes de nove secretarias estaduais, além de instituições municipais e federais. A campanha tem como objetivo atender principalmente as regiões da Chapada e do Oeste, onde ocorrem os maiores registros de incêndios.
Leia também:
Chapada: Incêndio florestal em Ibicoara está próximo da cidade e assusta moradores
Chapada: Presidente da brigada de Andaraí denuncia a ‘indústria do fogo’ na região
Chapada: Incêndio florestal é controlado na região do município de Ituaçu
Chapada: Grupo do MST denuncia crime ambiental em Unidade de Conservação da Serra do Orobó