Ícone do site Jornal da Chapada

Fogo continua afetando a Chapada Diamantina; presidente da Cifa sugere criar comando integrado

foto5
Incêndios continuam em diferentes regiões da Chapada Diamantina: Palmeiras, Lençóis, Andaraí e Mucugê foram atingidas | FOTO: Divulgação |

Mais focos de incêndios florestais são identificados na Chapada Diamantina. Na noite desta quinta-feira (12), o Jornal da Chapada recebeu mais informações sobre o fogo que afeta a região próxima ao balneário do Rio Mucugezinho, em Lençóis, à margem da BR-242, onde o combate continua e o trânsito chegou a ser alterado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), devido à pouca visibilidade para tráfego. Também tem outro incêndio na região de Mucugê, na comunidade do Capão do Correia, já dentro do Parque Nacional da Chapada Diamantina. O foco do Morro Branco, no Vale do Capão, no município de Palmeiras, que tinha sido debelado, voltou e já mobiliza voluntários e brigadistas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Na atuação da área do Mucugezinho, estão o corpo de bombeiros, voluntários e o ICMBio.

“No momento, diversas equipes se dividem para o combate e monitoramento do fogo em diferentes localidades. O clima está muito quente, baixa umidade do ar e muita biomassa”, aponta o presidente dos Combatentes de Incêndios Florestais de Andaraí (Cifa), Homero Vieira. Durante a tarde desta quinta (12), a Cifa conseguiu debelar um foco de incêndio no município de Andaraí, na região do Rio Paraguaçu, evitando maiores problemas. De acordo com Vieira, a situação está complicada. Para solucionar, ele sugere a criação de um Comando Integrado (CI), para que as brigadas revesem e ajudem umas às outras.

Confira vídeo do incêndio no Mucugezinho

Leia também:
Chapada: Confira fotos de um dos maiores incêndios florestais que atingiu Ibicoara
Chapada: Novos focos de incêndios são combatidos nas regiões de Andaraí e Lençóis
Chapada: Incêndio florestal que atingiu a Serra da Águia é controlado em Ibicoara

“Estou tentando com os vários envolvidos estabelecer um Comando Integrado, pois temos muitos focos e se não tivermos um bom planejamento a coisa tende a ficar cada vez mais complicada. Juntar o Inema, ICMBio, Bombeiros, Prevfogo e brigadas voluntárias em um CI. Se não estabelecer esse comando, a coisa fica difícil. Sem uma boa estratégia corremos o risco de vermos nossas florestas serem dizimadas e, para isso, se faz urgente e necessário o Comando Integrado. Para os combates aqui é preciso agora estabelecer uma estratégia, um CI ou só vai resolver com uma chuva”, completa Homero, em contato ao Jornal da Chapada, na noite deste quinta.

Jornal da Chapada

Confira fotos do incêndio no Mucugezinho:

1 / 9

Leia também:
Chapada: Foco de incêndio atinge área do Vale do Capão; Andaraí também registra casos
Chapada: Combate a grande incêndio em Ibicoara ganha reforço da equipe do Bahia Sem Fogo
Chapada: Presidente da brigada de Andaraí denuncia a ‘indústria do fogo’ na região

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas