Ícone do site Jornal da Chapada

Fotos e vídeo: Confira imagens do grande incêndio que atinge o Parque Nacional da Chapada Diamantina

foto5
A situação é complicada em todos os combates que existem atualmente na Chapada | FOTO: Dimitri Argolo Cerqueira/Facebook |

Os perfis de redes sociais de internautas da Chapada Diamantina ficaram tomados por fotos e vídeos dos combates aos focos de incêndios florestais que acometem a região há mais de uma semana. O Jornal da Chapada fez uma seleção de fotos atuais do combate ao fogo na região do Rio Mucugezinho, entre os municípios de Palmeiras e Lençóis, onde atuam bombeiros, brigadistas, voluntários, técnicos do Sema/Inema e moradores locais. O grande incêndio atinge o Parque Nacional da Chapada Diamantina (PNCD) e deixa rastros de destruição.

A situação é complicada em todos os combates que existem atualmente, nas regiões do Vale do Capão (Palmeiras), Rio Mucugezinho (entre Lençóis e Palmeiras) e próximo à BR-242. Há focos também em Seabra (Serra da Cotreia) e em Ibicoara, que tinha sido debelado, mas voltou e está sendo combatido. Em contato, na manhã deste sábado (14), com o chefe interino do PNCD, Cézar Gonçalves, o Jornal da Chapada foi informado que as chamas avançam e que focos antes debelados voltaram. O final de semana será de muito trabalho para todos os envolvidos.

Leia também:
Bombeiro desabafa sobre equipe enviada à Chapada Diamantina: “Não é suficiente”
Governo baiano vai acompanhar de perto a situação dos incêndios na Chapada Diamantina
Fogo deixa rastro de destruição na Chapada Diamantina; focos voltam em Ibicoara e Vale do Capão
Suspeito de atear fogo no Parque Nacional da Chapada Diamantina é detido pela polícia

Imagens de Dimitri Argolo Cerqueira do incêndio na região do Mucugezinho, entre Palmeiras e Lençóis:

1 / 13

“A situação está dramática, o fogo está fora do controle ainda, o incêndio se espalhou muito e tem muitas frentes ao mesmo tempo, e a gente não está conseguindo combater todas. Estamos tentando dar mais atenção para evitar que o fogo atinja o Morrão, no Vale do Capão, ele já desceu para uma comunidade conhecida como Conceição dos Gatos, já passou do Campo de São João, está avançando nos Gerais em direção à Palmeiras”, afirma Gonçalves.

Conforme informações, existe outra frente que está na região do Barro Branco em Lençóis, que é a outra ponta do foco. “No Vale do Cercado, que fica no município de Iraquara, numa região próxima ao Morro do Pai Inácio, o fogo está começando a avançar, ameaçando queimar algumas casas. O Vale do Cercado é uma área que pertence a APA/Marimbus/Iraquara”, completa o chefe interino do PNCD.

Confira vídeo publicado por Dimitri Argolo Cerqueira do combate no Mucugezinho:

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas