Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Ministério Público Estadual inaugura sede de Promotorias em Lençóis

foto5
O imóvel fica localizado na Praça Otaviano Alves, no Centro de Lençóis | FOTO: Divulgação/MP-BA |

O Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA) inaugurou na sexta-feira (20), uma nova sede da instituição que abrigará a Promotoria de Justiça de Lençóis e a Promotoria de Justiça Regional Ambiental do Alto do Paraguaçu. O imóvel, cedido por 30 anos ao MP pela Prefeitura Municipal de Lençóis, fica localizado na Praça Otaviano Alves, 156, Centro. A inauguração foi feita pela procuradora-geral de Justiça Adjunta, Sara Mandra Rusciolelli Souza, e pelo promotor de Justiça regional ambiental Augusto César Matos. A solenidade contou ainda com a participação da secretária-geral do MP, promotora de Justiça Ediene Lousado, e da coordenadora do Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente e Urbanismo (Ceama), promotora de Justiça Cristina Seixas Graça.

“Neste momento de luto e de luta que a Chapada Diamantina vive, a inauguração desta casa é um alento”, disse o promotor de Justiça Augusto Matos, afirmando que a sede do Ministério Público estará de portas abertas para a sociedade e para todos aqueles que atuam na defesa do meio ambiente e dos direitos dos cidadãos. Ele destacou, ainda, a importância do apoio de cada uma das instituições parceiras ao MP.

Promotores e autoridades locais participaram da solenidade de abertura da nova sede | FOTO: Divulgação/MP-BA |

Segundo a procuradora-geral de Justiça Adjunta, Sara Mandra Ruscioelli, a inauguração sinaliza um reforço na atuação do Ministério Público na região, pois propiciará melhores condições de trabalho para os promotores de Justiça. Esta garantia de melhor estrutura para a atuação institucional, afirmou Cristina Graça, permitirá que “a proteção do meio ambiente e da vida das pessoas possa ser defendida conforme o papel constitucional que nos foi imposto”. Elas destacaram, ainda, a importância da união e do esforço de todos para a defesa da Chapada Diamantina. Os promotores de Justiça Julimar Barreto, Yuri Mello, Luciana Khoury, Thyego Matos, Heline Esteves, Fábio Fernandes, Rafael Pithon e Thiara Rusciolelli também prestigiaram a solenidade.

Ao final do evento, a Fundação José Silveira entregou à Polícia Militar local veículos que servirão para a atuação dos policiais na defesa do patrimônio ambiental da região. Participaram da inauguração as prefeitas de Lençóis, Moema Maciel, e de Mucugê, Ana Medrado, o superintendente do Ibama, Célio Costa Pinto; o representante da Fundação José Silveira, Luis Roberto Reuter; o juiz de Direito de Lençóis, João Batista Dantas; o chefe da delegacia da Polícia Rodoviária Federal de Seabra, Luciano Sousa; a superintendente substituta do Departamento de Produção Mineral (DNPM), Cláudia Maia; o comandante interino de Policiamento da Regional da Chapada, tenente-coronel Osival Cardoso; o chefe do Parque Nacional da Chapada Diamantina, Cezar Neubert Gonçalves, além de outras autoridades, representantes da comunidade e de associações locais. As informações são do MP-BA.

Galeria de fotos do MP-BA:

1 / 15
Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas