Ícone do site Jornal da Chapada

Fogo na Chapada: Incêndios são controlados na região de Mucugê e brigadistas fazem monitoramento

foto5
Os focos só serão dados como extintos após o monitoramento das áreas por 72 horas | FOTO: Suzana Matos |

No início da noite do domingo (22), brigadistas que trabalhavam há uma semana no combate aos incêndios em Mucugê, na Chapada Diamantina, conseguiram controlar os focos que começaram no dia 15 de novembro. “Os três focos de incêndios florestais ocorridos em Mucugê estão controlados. O trabalho de monitoramento e vigilância continua nas áreas atingidas pelos dois incêndios que foram controlados por último”, disse Rejane Carneiro, gerente estadual do fogo/Prevfogo/Ibama.

Rejane se refere ao incêndio da Larga de Dentro, que queimou quase até o limite com uma zona intangível e foi controlado no sábado (21) por uma equipe de 10 brigadistas, além do incêndio da região da cachoeira do Cardoso – que contou com o trabalho de outros seis brigadistas e foi controlado no início da noite de domingo. Apesar do fogo controlado, os brigadistas do ICMBio e do Prevfogo/Ibama ainda permanecerão em Mucugê nos próximos dias.

Leia também:
ICMBio aponta avanços nos combates aos incêndios no Parque Nacional da Chapada Diamantina
Vale do Capão: Chamas seguem controladas e brigadistas revezam combate em diferentes áreas
Fogo na Chapada: Moradora do Vale do Capão afirma que fogo não está controlado
Fogo na Chapada: Bombeiros de Brasília chegam à região para auxiliar nos combates

Galeria de imagens de Suzana Matos sobre a atuação dos brigadistas em Mucugê:

1 / 35

Os focos só serão dados como extintos após o monitoramento das áreas por 72 horas, pois como os locais possuem muita matéria orgânica, existe a possibilidade de haver reignição do fogo por conta do sol e do forte calor que tem feito nos últimos dias em Mucugê. Os incêndios em Mucugê que tiveram início no dia 15 de novembro mobilizaram a população, a secretaria do Meio Ambiente do município e brigadistas voluntários de Mucugê e cidades vizinhas, que trabalharam em parceria com os funcionários do ICMBio e do Prevfogo/Ibama.

Com o objetivo de organizar a logística de combate ao fogo foi formado o Sistema de Comando Integrado (SCI), que uniu os órgãos públicos aos voluntários e surtiu efeito positivo no combate. Mucugê também contou com a doação de EPI’s vindos de Salvador e Camaçari que possibilitaram a entrada de mais voluntários, o que foi fundamental para contribuir no trabalho de controle dos incêndios.

Confira fotos de Maurício Bianco do fogo em Mucugê:

2 / 10

Pontos turísticos foram preservados
A ação dos brigadistas evitou que os pontos turísticos do entorno da cidade fossem atingidos pelas chamas. Logo nos primeiros dias de combate, os combatentes conseguiram evitar que o fogo seguisse para o Parque Municipal Sempre Viva, onde estão as cachoeiras da Piabinha e Tiburtino e onde existe um importante trabalho de preservação da Sempre Viva. Eles também evitaram que o incêndio da região da cachoeira do Cardoso descesse em direção às cachoeiras dos Funis e Andorinhas, outros dois importantes pontos turísticos da cidade que foram conservados.

Os atrativos Córrego de Pedras, Poço Redondo, Moça Loira, Bate Palmas e Matinha também foram preservados. As trilhas atingidas pelo fogo foram as que levam para as cachoeiras das Três Barras e Cristais, onde o incêndio começou, e também a que dá acesso à cachoeira do Cardoso. O município que é conhecido como a capital do mountain bike teve todas as suas trilhas de bike preservadas. As informações são da SCI/Mucugê com redação de Diana Gomes.

Leia também:
Fogo não está controlado; brigadistas combatem chamas dentro e fora do Parque Nacional da Chapada Diamantina
Situação dos incêndios florestais na Chapada Diamantina será apurada pelos Ministérios Públicos
Fogo na Chapada: Aeronave da FAB lança 48 mil litros de água em Mucugê e Morro Branco
Conversa bonita e mãos cheias de doces não resolvem o fogo na Chapada, diz presidente da Cifa

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas