Ícone do site Jornal da Chapada

Fogo na Chapada: Vale do Capão registra novo foco de incêndio na região do Sobradinho

foto5
Imagem aponta novo incêndio na região da Serra do Sobradinho, no Vale do Capão | FOTO: Divulgação/ACV-VC |

Mesmo com as recentes chuvas que caíram na Chapada Diamantina, o fogo mais uma vez voltou a destruir a fauna e a flora da região. Agora são dois novos focos de incêndios que afetam a Chapada. Após a confirmação de chamas em localidade de Andaraí, o Vale do Capão, distrito de Palmeiras, também registra fogo nesta quinta-feira (3). Esse foco atinge área da Serra do Sobradinho e uma equipe da brigada da Associação dos Condutores de Visitantes do Vale do Capão (ACV-VC) segue para o combate. “O combate conta com apoio aéreo no momento. Temos um avião jogando água no foco do incêndio”, aponta a ACV-VC.

Em publicação em rede social, na tarde desta quinta, a associação postou fotos do novo foco e afirma que segue com os trabalhos voluntários. A convocatória continua para o Vale do Capão, onde o fogo segue crescendo. “Precisamos de mais voluntários para subir a serra. Por favor se apresentem na sede da ACV-VC. Estamos sem telefone”, aponta a direção.

Após oito dias do fogo ter sido extinto no Sobradinho, os brigadistas voltam a registrar chamas. “Neste momento [21h, de quinta-feira] o fogo segue em direção à nascente do Riachinho, onde se encontram voluntários da ACV-VC, moradores voluntários e brigadistas do ICMBio”, informa publicação da ACV-VC.

As chamas seguem consumindo vegetação na região do Vale em direção à nascente do Riachinho | FOTO: Divulgação/ACV-VC |

Na última quarta-feira (2), o presidente dos Combatentes de Incêndios Florestais de Andaraí (Cifa), Homero Vieira, já tinha confirmado um novo incêndio em área conhecida como “Mamoneira”, em Andaraí. A atuação dos voluntários é imediata e, nos últimos dois meses foram mais de 32 dias de combate intenso dentro e fora do Parque Nacional da Chapada Diamantina.

Ainda na quarta-feira (2), o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) divulgou a dimensão das áreas queimadas por incêndios florestais somente no mês de novembro. Entre os dias 1 e 30, cerca de 5,20% da área total do Parque Nacional da Chapada Diamantina, equivalente a 7.909 hectares, foram atingidas pelo fogo. Se computar todo o ano de 2015, com os quatro grandes episódios de destruição do fogo, a área total afetada chega a quase 15 mil hectares. O parque possui extensão total de 152 mil hectares. Texto atualizado às 21h00.

Jornal da Chapada

Confira imagens publicadas pela ACV-VC

Leia também:
Fogo na Chapada: Novo incêndio é relatado por brigadista em Andaraí: “Não fomos alertados”
Ibama aponta para as ações realizadas durante combate aos incêndios na Chapada Diamantina
Incêndios destruíram quase 8 mil hectares do Parque Nacional da Chapada Diamantina em um mês, diz ICMBio
Vídeo: CQC foca na falta de organização nos combates aos incêndios na Chapada Diamantina
MPF pede que União, Ibama e ICMBio cumpram decisão para estruturar o Parque Nacional da Chapada Diamantina

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas