A Secretaria da Educação da Bahia, com o objetivo de dar mais comodidade e agilidade ao processo de entrada de estudantes na rede estadual de ensino, disponibiliza o Sistema de Matrícula Online. Os alunos, pais e/ou responsáveis, podem realizar a matrícula para o ano letivo de 2016, acessando o Portal da Educação, a partir do dia 20 de janeiro. Os estudantes da rede estadual que não fizeram a renovação de matrícula ou que pretendem se transferir para outra unidade escolar devem realizar a matrícula, no próximo dia 20, utilizando o mesmo código contido na Carta de Renovação.
Já os alunos concluintes do 5º e 9º ano da rede municipal (veja a relação dos municípios abaixo) têm os dias 21 e 22 de janeiro de 2016 para efetuar a matrícula. Estes estudantes podem se matricular de forma online, com o código entregue pela secretaria escolar. Caso necessite, o estudante ou responsável legal pode resgatar o código acessando o Portal da Educação, preenchendo os seguintes campos: nome da mãe, nome do aluno e data de nascimento.
“A Secretaria disponibiliza esse sistema para dar mais conforto e evitar filas desnecessárias nas unidades. Ao invés de se deslocarem até a escola, a matrícula pode ser feita em casa, sem nenhuma dificuldade, por meio do sistema. Os alunos apenas devem ficar atentos ao cronograma de matrícula”, explicou a diretora de Planejamento e Atendimento da Rede Escolar, da Secretaria da Educação do Estado, Eliana Carvalho.
A diretora ainda ressalta que “para efetivar a matrícula online, o estudante deve utilizar o código contido na Carta de Matrícula disponibilizada pela escola e, posteriormente, confirmar sua matrícula na unidade escolar para a qual foi matriculado, por meio da entrega da documentação e captura da foto, obedecendo ao prazo estabelecido pelo Comprovante de Matrícula”. Os documentos necessários para a matrícula são: original do histórico escolar; original e cópia da certidão de nascimento ou RG, CPF e comprovante de residência.