Ícone do site Jornal da Chapada

Chapada: Cachoeira do Palmital e seus caminhos; conheça mais uma opção de trekking

Cachoeira do Palmital é uma das grandes atrações da Chapada Diamantina | FOTO: Reprodução/Youtube |

Para chegar à cachoeira do Palmital, com mais de 35 metros e suas águas vermelhas é preciso estar acompanhado de um guia experiente, pois se trata de uma trilha que dá acesso a outras cachoeiras, outras localidades como a cachoeira da Capivara e da Fumaça (por baixo) e tem caminhos que podem fazer o turista ir para Lençóis, Palmeiras, ou ainda se perder na própria serra onde fica a cachoeira do Palmital.

Essa não é exatamente uma trilha fácil de fazer, requer preparo físico, disposição, boa alimentação e hidratação. Pode-se fazer a trilha da Cachoeira da Fumaça por baixo, onde o mochileiro passará pela Cachoeira do Palmital e do rio Capivara, em uma caminhada de três a quatro dias de duração. Será preciso descer morros íngremes, entre cânions, vales e passar por lajedos, locais fáceis e se perder.

Veja vídeo publicado pela página Aventurismus Chapada Diamantina

Para chegar nessa grande atração que é a Fumaça, com seus mais de 400 metros de altura, o visitante segue do Palmital para a cachoeira do Capivara onde normalmente se acampa e depois há a subida mais complicada, que é a da Serra do Macaco. E o bom de se ter guias e agências de turismo qualificadas e registradas para oferecer esse serviço turístico é que muitas delas irão prestar serviços seguros contra acidentes e atendimentos, caso haja alguma emergência médica.

Além disso, entre os pacotes turísticos oferecidos atualmente, inclusive pela internet, são proporcionados também serviços de recepção na rodoviária de Lençóis, acompanhamento de guias profissionais, equipamentos para trilha, camping, hospedagens nos vales, alimentação, transportes, taxas de entradas, entre outros. Vale a penar gastar energia e contemplar tamanha beleza junta em lugares tão próximos uns dos outros.

Jornal da Chapada

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas