Ícone do site Jornal da Chapada

Valmir elogia plano de ciência e tecnologia e sugere inserção de comunidades rurais nas políticas dos setores

foto5
O deputado federal Valmir Assunção e o secretário Manoel Mendonça | FOTO: Divulgação |

Estrutura de acesso à internet no interior da Bahia, espaços de inovação e novas ações tecnológicas foram alguns dos temas debatidos em reunião do deputado federal Valmir Assunção (PT-BA) com o secretário estadual de Ciência e Tecnologia (Secti), Manoel Mendonça, na última segunda-feira (25), em Salvador. Durante o encontro, o titular da pasta do governo Rui Costa apresentou um plano macro de políticas para a área com inovação e que envolve a criação de diferentes estruturas científicas em polos regionais do estado. O parlamentar petista sugeriu a inserção de comunidades rurais e tradicionais no plano apresentando como forma de manter as famílias do campo em seus locais de origem.

Assunção ainda apontou que o plano apresentado pode atingir o campo para evitar o que chamou de “êxodo rural digital”. “A saída das pessoas do campo não mais se dar por causa da fome e do desemprego, mas por conta da falta de acesso a determinados serviços, sobretudo internet. Os jovens, principalmente, querem muito a internet, mas só acessam esses serviços nas cidades”, pontua. Também houve o debate sobre as praças da ciência, que já são instaladas em diversos municípios da Bahia.

“Estamos acompanhando esse trabalho inovador do governo baiano, comandado pelo secretário Manoel Mendonça, e acredito que a gestão dele esteja no caminho certo por conta da apresentação e do que foi debatido neste encontro. Ele apresentou com propriedade o conteúdo que pensa a ciência e a tecnologia de forma global para a Bahia, envolvendo banda larga, espaço de inovação, de criação e de incentivo a novas tecnologias”, frisa Valmir. No plano apresentado existem estruturas maiores em cidades médias e grandes e outras menores que podem ser realizadas em parcerias com universidades e outras instituições em cidades de menor porte.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas