Ícone do site Jornal da Chapada

Governo garante mais de 60 atrações sem cordas e promove homenagem ao samba no Pelourinho

foto5
O governador Rui Costa durante apresentação da estrutura e programação gratuita do carnaval de Salvador | FOTO: Secom/GOVBA |

O folião pipoca é o grande destaque do Carnaval 2016 e, por isso, o Governo da Bahia programou diversas atrações gratuitas em todos os circuitos da folia. A essência da festa de rua, democrática e para todo mundo, será resgatada com 63 atrações em trios sem cordas no Campo Grande e na Barra. Quem for ao Pelourinho, vai participar de uma grande homenagem ao Samba – com mais de 220 apresentações – e assistir a uma série de manifestações culturais que só a folia do Pelô pode oferecer na capital baiana.

O Carnaval também vai ser uma festa segura e com ações de responsabilidade social no que depender das iniciativas do Governo do Estado, que vai promover a folia na capital e em 16 cidades do interior: Juazeiro, Lapão, Maragojipe, Porto Seguro, Conde, Cairu, Rio de Contas, Barreiras, Ilhéus, Itacaré, Madre de Deus, Palmeiras, Prado, Salinas da Margarida, Uruçuca e Valença.

Em Salvador, para garantir a proteção dos jovens, a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS) coloca em prática mais uma vez o Observatório de Violação de Direitos de Crianças e Adolescentes. As ações visam atender às vítimas de exploração pelo trabalho infantil, especialmente no comércio informal de bebidas, material reciclável, trabalho degradante (cordeiros), exploração sexual, violência familiar ou institucional e os apreendidos pelos órgãos de segurança pública por cometimento de atos infracionais no circuito da festa.

Com o objetivo de evitar danos à saúde causados por uso de substâncias psicoativas, os foliões serão abordados com a oferta de água mineral, escuta qualificada e encaminhamento, quando necessário. Um plantão integrado, envolvendo Conselho Tutelar, Ministério Público, Defensoria Pública, delegacias especializadas, equipes técnicas da SJDHDS, Cedeca e outros órgãos que compõem o Comitê de Proteção, funcionará durante o Carnaval, em regime de 24 horas, para atender demandas das equipes volantes e dos órgãos de proteção e defesa.

Um outro projeto vai dar atenção especial às mulheres vítimas de violência, através de ação desenvolvida pela Secretaria de Políticas para as Mulheres da Bahia (SPM). Durante a folia, a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam), em Brotas, contará com auxílio da SPM, que disponibilizará uma equipe especializada para contribuir com o acolhimento das mulheres vítimas de violência.

O Governo do Estado atuará também com serviço de enfrentamento ao racismo no Carnaval de Salvador | FOTO: Reprodução |

Também será realizada uma campanha de conscientização sobre violência contra as mulheres nos mais variados espaços da cidade, camarotes e circuitos oficiais do Carnaval, colocando na pauta da sociedade as questões de gênero. Além do Carnaval de Salvador, as cidades de Ilhéus, Barreiras, Vitória da Conquista e Porto Seguro contarão com a Campanha de Enfrentamento à Violência contra a Mulher – “Vá na moral ou vai se dar mal”, que terá como madrinha Maria da Penha.

O Governo do Estado atuará também com serviço de enfrentamento ao racismo no Carnaval de Salvador. Entre quinta (4) e terça-feira (9), das 14h às 22h, o Centro Nelson Mandela Itinerante funcionará na sede do Procon (Rua Carlos Gomes, 746, Centro), recepcionando denúncias e oferecendo orientação jurídica aos foliões, integrado aos órgãos da Rede de Combate ao Racismo e à Intolerância Religiosa. As ações também serão desenvolvidas nos circuitos da festa, com campanha de sensibilização e equipes de técnicos especializados, que farão abordagem qualificada para o monitoramento das situações de violação de direito nesta área.

Outro canal de denúncia é a Ouvidoria Geral do Estado (OGE), através do telefone 0800 284 0011 e (71) 3117-7448. Com os trabalhos coordenados pela Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), o Governo pretende alimentar as estatísticas sobre a ocorrência dos crimes de discriminação racial e acompanhar a resolutividade dos casos. A iniciativa está associada à Década Internacional Afrodescendente, estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU), que prevê um conjunto de políticas públicas nos eixos do “Reconhecimento, Justiça e Desenvolvimento” para as comunidades negras até 2024.

SHOW GRATUITO PARA AS CRIANÇAS
Saulo dará o pontapé inicial do seu Carnaval na quinta-feira (4), às 9h30, com um evento mais que especial na Arena Fonte Nova: O Baile Pé de Maravilha. Pensado para o público infantil, a festa contará com diversas atividades de recreação com a Companhia Baiana de Circo,TucTuc Sonoro e Malezinho. Logo em seguida, Saulo subirá ao palco ao lado da banda Ogro Rosa – especialmente montada para acompanhá-lo nos shows infantis.

Os ingressos serão trocados por um quilo de alimento não perecível, no dia do evento, a partir das 9h. Cada ingresso dará direito à entrada de uma criança acompanhada do responsável. Na plateia, crianças de mais de 30 instituições ligadas ao trabalho das Voluntárias Sociais da Bahia, além dos mil ingressos que poderão ser trocados pelo público.

Com o Ouro Negro, as agremiações carnavalescas de matriz africana vêm garantindo a sua sustentabilidade | FOTO: Reprodução/Secom |

CARNAVAL OURO NEGRO
Um total de 94 blocos das categorias afro, afoxé, samba, reggae e de índio terão seus desfiles no Carnaval 2016 patrocinados – integral ou parcialmente – pelo Governo do Estado, através do projeto Ouro Negro. Lançado em 2008 pela Secretaria de Cultura do Estado, essa ação é coordenada pelo Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI), vinculado à Secult, e recebeu, neste ano, investimento de R$ 4,4 milhões. Com o Ouro Negro, as agremiações carnavalescas de matriz africana vêm garantindo a sua sustentabilidade. Através deste projeto, a Secult tem promovido a requalificação dos desfiles dos blocos, estimulando a valorização e a preservação da tradição afro no Carnaval.

FESTA SEM CORDA NOS CIRCUITOS DODÔ E OSMAR
A diversão gratuita não está garantida apenas para os foliões que pretendem percorrer as ruas e largos do Pelô da Bahia. Nos circuitos Dodô (Barra) e Osmar (Campo Grande), mais de 60 atrações, entre as patrocinadas pela Bahiatursa e Bahiagás, vão arrastar milhares de pessoas ao longo dos seis dias oficiais de desfile. Uma das atrações mais esperadas é a cantora Ivete Sangalo, que puxa um trio sem cordas na quinta-feira, no Circuito Osmar. Nesse mesmo dia, Bell Marques, banda Eva e Ricardo Chaves animam a multidão que vai ao centro da capital baiana curtir a folia.

Na programação do Governo do Estado também estão nomes que garantem a preservação do tradicional Carnaval de Salvador – como Moraes Moreira, Baby do Brasil e Luiz Caldas – aos novos sucessos da folia baiana – a exemplo da Vingadora e dos jovens da Oito7Nove4 – passando pelas atrações que tem arrastado multidões ao longo dos últimos anos – como Saulo, Carlinhos Brown e Léo Santana. A festa está garantida com tudo que o folião pipoca merece. Vá na paz e aproveite a maior festa popular do planeta. A seguir, confira as tabelas com os principais destaques do Carnaval da Bahia 2016 e veja a programação completa no site www.carnaval.bahia.com.br.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas