Salvador: “Justíssima homenagem”, diz Rui no Samba do Pelô

Postado em fev 6 2016 - 1:23pm por Jornal da Chapada
foto6

O governador Rui Costa durante a saída do Olodum, no Pelourinho | FOTO: Divulgação/Secom |

Com diferentes homenagens ao samba, o Carnaval do Pelourinho começou oficialmente na noite desta sexta-feira (5). O governador Rui Costa acompanhou a abertura da festa ao lado da primeira-dama do Estado e presidente das Voluntárias Sociais da Bahia, Aline Peixoto, prestigiando atrações como Samba Chula João do Boi.

“Apesar do [primeiro] disco não ter sido gravado na Bahia, o samba nasceu com o povo negro do Recôncavo Baiano. Portanto é uma justíssima homenagem e tenho certeza que a programação que começa hoje vai ter um grande público”, disse o governador se referindo ao tema ‘Bahia: Terra Mãe do Samba’, que dá titulo ao Carnaval do Pelô em 2016.

Para o secretário de Cultura do Estado, Jorge Portugal, a homenagem ao centenário do primeiro samba gravado no Brasil – a canção ‘Por telefone’ – começa com o pé direito. “Hoje a gente tem aqui o melhor em relação ao samba”, disse. Ainda na noite desta sexta (5), no Largo do Pelourinho, se apresentam Paulinho da Viola, Roberto Mendes e Riachão.

A programação do Carnaval no Pelô se estende até terça (9), com apresentações nas praças e largos. O encerramento da folia será com show da banda Baiana System. Leia mais notícias da folia no site Carnaval da Bahia.

Saída do Olodum
A batida marcante do Olodum já fez sua estreia pelas ruas do Pelourinho no Carnaval 2016. O governador Rui Costa, acompanhado da primeira-dama do Estado e presidente das Voluntárias Sociais da Bahia, Aline Peixoto, prestigiou a tradicional saída do bloco, que tem o apoio do Governo do Estado, na tarde desta sexta-feira (5), na Casa do Olodum.

“Aqui você entra e fica arrepiado. É algo que só a Bahia tem. Esse som, essa batida. É algo que temos que propagar não só para o Brasil, mas para o mundo todo”, disse Rui Costa, logo depois de receber boas vindas especiais da banda.

Em frente à sede do bloco, tambores, percussionistas e músicos se juntaram e fizeram a festa. Este ano, o Olodum leva para seus desfiles o tema ‘Brasil mostra tua cara! Sou Olodum, quem tu és?’, com o qual o grupo exalta a trajetória do povo negro e suas fortes raízes na história do Brasil.

Sobre o Autor

| Bem vindo ao espaço virtual do JORNAL DA CHAPADA |

Deixe Uma Resposta

Você deve ser logando em para postar um comentário.