Ícone do site Jornal da Chapada

Bahia: Regularização título de eleitor é importante para o cidadão

foto6
O maior prejuízo para quem está com o título eleitoral cancelado – e não regularizar a situação dentro do prazo – é deixar de votar nas eleições 2016 | FOTO: Divulgação/Ascom/TRE |

Ter o título de eleitor cancelado causa enormes transtornos aos cidadãos. Sem ele, poderá haver impedimento para obter passaporte ou carteira de identidade, receber salários de função ou emprego público e obter certos tipos de empréstimos bancários. Além disso, pode ter dificuldades para ser investido e nomeado em concurso público, renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo e obter certidão de quitação eleitoral ou qualquer documento perante repartições diplomáticas a que estiver subordinado.

Porém, o maior prejuízo para quem está com o título eleitoral cancelado – e não regularizar a situação dentro do prazo – é deixar de votar nas eleições 2016. Neste ano, o eleitor terá a oportunidade de eleger o prefeito e os vereadores da sua cidade. Quem estiver com o título cancelado deve comparecer ao cartório eleitoral, munido de documento de identidade oficial com foto e comprovante de residência recente (consulte seu cartório para saber a temporalidade do comprovante de residência).

É importante lembrar que para fazer o primeiro título os eleitores do sexo masculino, com idade entre 18 e 45 anos devem levar o certificado de alistamento militar ou a carteira de reservista. Para consultar a situação eleitoral, o eleitor pode acessar o site do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA), na aba “Eleitor” e clicar na opção “Situação Eleitoral”. O atendimento na sede do TRE é de segunda a sexta-feira, das 8 às 18h. Para saber o horário de funcionamento dos cartórios eleitorais do interior e dos postos de atendimento da Justiça Eleitoral clique aqui. As informações são do TRE.

Sair da versão mobile
Pular para a barra de ferramentas